terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ओ टनेल दस DANAISDES


*************************************************************************************Na torrente caudal de seus cabelos negros
Alegre eu embarquei da vida a rubra flor.
***********************************************
-Poeta!Eras o Doge o anel lançado ás ondas...
Ao fundo de um abismo...arremessaste o amor.
************************************************
Depois minha alma ao som da lira de cem vozes
Sublimes fantasias em notas desfolhou.
************************************************
-Cleópatra também para erguer no Tibre a espuma
As pérolas do colar nas vagas desfiou!
**************************************************
Depois fiz de meu verso a púrpura escarlate
Por onde ela pisasse em marcha triunfal!
***************************************************
-Como Hércules,volveste aos pés da insana Onfália
O fuso feminil de uma paixão fatal.
********************************************************
Um dia ela me disse:"Eu sou uma exilada!"
Ergui-me... e abandonei meu lar e meus país...
***************************************************
-Assim o filho pródigo atira as vestes quentes
E treme no caminho aospés de meretriz.
***************************************************
E quando debrucei-me á beira daquela alma
pra ver toda riqueza e afetos que lhe dei!...
*************************************************
Ai!nada mais achaste!o abismo os devora....
O pego se esqueceu da dádiva do Rei!
******************************************************
Na gruta do chacal ao menos restam ossos....
Mas tudo sepultou-me aquele amor cruel!
*******************************************************
-Poeta!O coração da fria Messalina
É das fatais Danaides o péfido Tonel!
************************************************************
14 de outubro 1869
CASTRO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...