sábado, 11 de fevereiro de 2017

Silêncios "Perpetrados" e 'O Crepúsculo dos Deuses de Brasília também é o nosso' - Por Luiz A M Salgado




O Crepúsculo dos Deuses de Brasília também é o nosso. 

Uma noite escura caiu sobre o país e não sabemos se haverá aurora. Nossa Apatia é uma Imensa Solidão. Desinteresse total pelo país que não tem projeto de nação. Nossa covardia para dialogar com quem pensa (e digo, disposto, 'Capaz' de pensar) diferente de nós, mas que só vê televisão, é a manifestação dessa Imensa Solidão. 

Rasgaram a Constituição e.... ficou por isso mesmo ! Na calada da madrugada os néscios de sempre desta vez agiram rápido, Pró Causa Própria e contra a nação! Cadê nossa coragem para conclamar ao diálogo os que pensam diferente, ainda que isso nos custe pessoalmente caro? À todos que achavam que estávamos mal, eu digo: fomos do Mal ao Pior. Ao Pior dos Piores! Será que haverá Alvorada (exceto o Palácio de infeliz nome) para uma nação que se auto destrói e onde a palavra NACIONALISMO (e o interesse nacional) é vista como rótulo perigoso??? 

Logo acordaremos sem um país! É esperar para ver, e não é preciso esperar muito, a Noite já está aí. Mas quem disse que cegos sabem quando é noite e covardes querem lutar no escuro? Parafraseando Gabriel Garcia Marques, no final de "Cem anos de Solidão" "As gerações condenadas a 516 anos de solidão não terão outra oportunidade sobre a Terra”! Somos nós! Os que podem dialogar e chegar um consenso e refazer um pacto nacional sábio e justo, ou estão muito velhos ou cansados - mas ainda podem dar conselhos sábios. Ou foram todos tomados pela doença de se esconderem em grupos dos que pensam igual? Isso é fácil, fazer assim e ganhar um "apoiado”! 

Quero ver é sair para o diálogo e lutar pelo possível. Afinal, a política não é a arte do viável? E este momento não nos exige que sejamos viáveis como precisamos ser,mas para valer, e não delegarmos o nosso destino aos maus deuses de Brasília? Deuses que são verdadeiros Molochs que nos devoram e retiraram qualquer possibilidade de esperança, e nos engolem dando risadas e tapas na nossa cara? 

Não temos outra escolha senão reunir todos que pensam e veem a barbárie que nos acometeu. Não importa que pensem diferente, isso é importante numa democracia! Importa é um consenso são, que nos una Pró Pátria. Para que possamos ter uma esperança de um consenso viável e não a loucura das soluções imediatistas, fáceis e suspeitas, que nos impuseram sem motivos sólidos (ou escusos). 

Sólidos... Como querem nos fazer crer. Temos que ter coragem de criticar com a Razão e não com o Chavão. Chavões sempre servem para consumo próprio entre os pares, de que lados sejam. Com esses não adianta tentar diálogo, tempo perdido! Termos que discutir propostas para o país e discutidas à luz do dia e não vivermos de decisões daninhas, tomadas na calada da noite - na solidão de Brasília (uma solidão bem conveniente) no meio desta Noite Escura. Quem se arrisca a Começar, ou preferimos, quietos, TERMINAR? Já pensaram Kim Kataguiri Presidente no Futuro e Bolsonaros a nos dizer o que fazer?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Silêncios “Perpetrados” 

(Inspirados livres) 

Era livre e solto. Vivia de vender bugigangas e falar o que pensava. Muitas verdades contra falsidades, misturadas a dizeres desconexos. Estava solto, assim pensava na sua loucura mansa, pelo visto mansa demais. Um dia a vizinhança reclamou, embora não falasse aos berros, mas quase silenciosamente. Foi preso há cinco anos, prisão preventiva. Aguarda julgamento. Sua pena, malgrado os esforços da defensoria pública, esta demitida, deverá ser bem grande. 516 anos de boca fechada em solitária. Hoje é catatônico.



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...