Carlos Alberto Lungarzo
No dia 20 de junho, difundi na Internet a proposta de que se investiguem os sites que difundem mensagens de ódio. Fiz isto em colaboração com outros colegas, e utilizamos uma lista já compilada de sites onde se transmite estímulos a convicções e ações antidemocráticas ou agressivas, incluindo, por exemplo, páginas em que se louva a guerra, o racismo e outros valores considerados contrários aos princípios com os quais o Brasil teoricamente se alinha no cenário mundial.
Várias pessoas que leram meu texto acharam que era impróprio mencionar todos eles, e também que alguns dos sites mencionados não se enquadravam na definição de mensagens de ódio.
Atendi todas as sugestões e eliminei todos os que foram mencionados, apesar de que meu propósito era interessar o MP na investigação deles e não erigir-me em julgador dos mesnos. Entretanto, alguns títulos que não teria incluído conscientemente, acabaram sendo incorporados por engano. Não estou evitando responsabilidades: foi minha culpa não ter lido todos eles.
Em particular, faço constar que elimino dessa lista o site cujo endereço é:
coordenado pelo escritor Olavo de Carvalho.
Ele não cumpre, com efeito, as condições do que se chama “mensagem de ódio” . Obviamente, estou contra qualquer patrulhamento ideológico, e não gostaria de incorrer nessa prática.
Portanto, peço aos leitores ignorar essas referências, e manifesto minha contrariedade pela falta de cuidado ao incluir esse link.
Carlos Alberto Lungarzo
São Paulo, 2/8/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário