domingo, 4 de julho de 2010

PICASSO E A ÁFRICA (clique aqui)

Pablo Picasso (1881-1973), mesmo nunca tendo ido a África, produzia obras com máscaras e estátuas que ele tinha com ele enquanto trabalhava. Picasso dizia que o "vírus" da arte africana o tinha contagiado.


Picasso Trois figures sous l'arbre 1907

Picasso e a África


Da África do Sul, de Johannesburg, chegam notícias de que a Johannesburg’s Standard Bank Gallery está apresentando mostra que reúne 84 pinturas, desenhos e esculturas assinadas por Picasso.
Essas obras do mestre andaluz estão expostas ao lado de 29 esculturas africanas semelhantes às que teriam inspirado Picasso no início do século passado. Por volta de 1904, 1906.


A intenção da curadoria assinada por Marilyn Martin, do Izico Museum de Cape Town e por Laurence Madeline do Museu Picasso de Paris, é demonstrar que o Cubismo de Picasso e Braque tem suas origens na África.

As obras reunidas foram criadas por Picasso entre 1906 a 1972. Três, L’arbre, A Árvore, Trois figures sous un arbre, Três figuras sob uma árvores e Les Demoiselles d’Avignon, Senhoritas de Avignon, todas pintadas no verão, outono e inverno de 1907, não deixam dúvidas quanto à influência das máscaras africanas, das esculturas africanas.

Picasso sempre negou essa influência. Em abril de 1920 em entrevista que deu a revista Action , quando lhe perguntaram sobre a arte negra, respondeu:”Arte Negra? Nunca ouvi falar!”.

Picasso Les Demoiselles d'Avignon 1907



CONTINUE LENDO EM :
http://www.artesdoispontos.com/foco.php?tb=foco&id=19
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...