*postagem reprisada em:
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2015/08/reprise-o-dialogo-de-illich-e-freire.html
http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/923
Resumo
Ivan Illich e Paulo Freire foram contemporâneos e as visões de ambos sobre as bases
teóricas e práticas da opressão do povo latino-americano se identificam, mais do que se
aproximam. Portanto, se Ivan Illich queria desescolarizar a sociedade para eliminar um
aparelho utilizado pelas classes dominantes para manter a exclusão, e propunha a criação
de redes de convivialidade, Paulo Freire desejava desescolarizar a educação, substituindo
a escola pelos círculos de cultura, lugares de domínio da palavra e de preparação para a
práxis transformadora, local, portanto, de união da reflexão e da ação. O sonho sonhado
por Paulo Freire da construção de uma sociedade solidária passava necessariamente pela
transformação radical do papel da educação; a utopia de Ivan Illich de uma sociedade
igualitária visualizava um futuro sem escolas da maneira como elas se apresentavam no
presente, pois a escola e a educação que ela veicula existem, segundo Illich, para perpetuar
a exploração e a exclusão. Dessa maneira, tanto um quanto outro se aproximavam na
crítica que faziam ao sistema capitalista de produção e à maneira como o sistema utiliza os
meios de formação de opinião, em especial, a escola/educação, para eternizar a dominação
e o poder de uma determinada classe social.
teóricas e práticas da opressão do povo latino-americano se identificam, mais do que se
aproximam. Portanto, se Ivan Illich queria desescolarizar a sociedade para eliminar um
aparelho utilizado pelas classes dominantes para manter a exclusão, e propunha a criação
de redes de convivialidade, Paulo Freire desejava desescolarizar a educação, substituindo
a escola pelos círculos de cultura, lugares de domínio da palavra e de preparação para a
práxis transformadora, local, portanto, de união da reflexão e da ação. O sonho sonhado
por Paulo Freire da construção de uma sociedade solidária passava necessariamente pela
transformação radical do papel da educação; a utopia de Ivan Illich de uma sociedade
igualitária visualizava um futuro sem escolas da maneira como elas se apresentavam no
presente, pois a escola e a educação que ela veicula existem, segundo Illich, para perpetuar
a exploração e a exclusão. Dessa maneira, tanto um quanto outro se aproximavam na
crítica que faziam ao sistema capitalista de produção e à maneira como o sistema utiliza os
meios de formação de opinião, em especial, a escola/educação, para eternizar a dominação
e o poder de uma determinada classe social.
Texto Completo:
http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/923/778
http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/923
O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade | Mesquida | Revista Contrapontos
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