domingo, 4 de julho de 2010

ASSISTA AOS VÍDEOS - 12 em campo - Treinamento Folha - Enquanto isso no Brasil - O ano em que torci contra o Brasil - 25/06/2010

25/06/2010-11h00

O ano em que torci contra o Brasil

Quando o Brasil estreou na Copa de 1970, no México, Lidia Guerlenda, 61, estava ansiosa. Mas sua euforia nada tinha a ver com futebol.

Foi naquele 3 de junho que a então estudante do terceiro ano de medicina na USP entrou para a clandestinidade.

Não era a única de fora dos "90 milhões em ação" que embarcavam na euforia pelo tri brasileiro. Como Lidia, ex-militante da ALN (Ação Libertadora Nacional, grupo de resistência armada), muitos que se opunham à ditadura militar (1964-1985) têm lembranças daquele período que extrapolam as tabelas entre Pelé e Tostão.

Para opositores ao regime, uma vitória do Brasil seria uma conquista do governo linha-dura de Emilio Garrastazu Médici (1969-1974). A lógica era simples: enquanto a população se hipnotizava com o canto canarinho, mais abafadas ficavam as vozes da oposição. Quem, afinal, era louco de chiar contra um país que crescia à custa do milagre econômico, e ainda por cima era o maioral no gramado?

Ser brasileiro era motivo de orgulho, e o regime certamente daria um jeito de tirar vantagem disso, calculou a militância. Por isso, um gol perdido no México era também bola fora dos militares. "A exploração política que a ditadura fazia da Copa nos dava o direito de torcer contra", diz Lidia.

No dia em que o Brasil ganhou de 4 a 1 da Tchecoslováquia, a ex-militante teve de sair da faculdade, abandonar casa e família. O atual ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, foi quem lhe avisou de que seu nome estava na lista dos órgãos de repressão.(...)

LEIA MAIS EM : http://treinamento.folha.com.br/12emcampo/enquantoissonobrasil/755907-o-ano-em-que-torci-contra-o-brasil.shtml

ASSISTA AOS VÍDEOS. (UM DELES COM CELSO LUNGARETTI)



12 em campo - Treinamento Folha - Enquanto isso no Brasil - O ano em que torci contra o Brasil - 25/06/2010



12 em campo - Treinamento Folha - Enquanto isso no Brasil - O ano em que torci contra o Brasil - 25/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...