Pesquisando sobre o grito primal,que veio-me à memória por causa de uma conversa com meu filho sobre arquétipos...veio-me o nome do filme de Bergman que há muito tempo assisti! nem lembro mais deste filme, mas lembrei-me do nome!
"(...)Foi o próprio Ingmar Bergman quem definiu Gritos e Sussurros como um filme que se aproxima mais de um estado de alma do que propriamente de uma história a ser narrada dentro dos princípios básicos do cinema. Deixar transparecer o que se oculta sobre as formalidades das relações humanas é o objetivo dessa obra reveladora. Não que a trama envolvendo a agonia de uma mulher em estado terminal e de suas duas irmãs seja irrelevante. Muito pelo contrário. É no limiar da vida que Bergman percebe o momento das grandes revelações, aquelas abafadas pela moral, pelos costumes e pela religião.(...)"http://www.zaz.com.br/cinema/favoritos/gritos.htm.
Nossa memória nos surpreende! é quase um texto com hiperligações! (UM HIPERTEXTO)
E falando em informática, lembro-me do que meu filho adolescente me disse
que leu que já tentaram fazer um computador pensar, e que só conseguiram
igualá-lo ao que seria o pensamento de uma barata,como por exemplo,ficava amedrontado e como se estivesse escondido no escuro com medo das pessoas,como fazem as baratas!
O homem e a máquina...agora lembro-me de um filme,daqueles de mau gosto,
em que os eletrodomésticos revoltam-se contra seus donos!
Seria para aterrorizar os adeptos do "American way of life"!?...
Mas o grito primal!? este faz com que lembre-me de duas amigas dos tempos da faculdade, que em plena Av.Tiradentes,punham-se a gritar o mais alto e forte que podiam...pois em meio ao trânsito ensurdecedor...seus gritos seriam como sussurros!
Agora lembro-me da relatividade, tudo é relativo! os gritos de minhas amigas, nada significavam perto de uma novela da Globo que tinha como título :"O GRITO".
Nesta novela havia um rapaz com uma certa doença mental que no meio da noite emitia gritos horrorosos! e então o enredo da novela girava em torno deste fato tão perturbador! e agora surpreendo-me com esta novela! Ah! se não me engano,ela passava bem tarde da noite! devia ser para não incomodar o horário nobre!
Arthur Janov foi o cara que escreveu sobre o grito primal,descobri isto aqui no Google,hoje. Descobri também juntando o nome dele com o de Reich,que este último morreu na prisão por fazer experiências com orgônio e que tinham algo a ver com gritos!...ainda não li quase nada,mas para ajudar minha memória resolvi escrever este texto porque considero o grito algo vital,assim como o praticante de lutas marciais orientais que emite quase gritos ao dar seus golpes mais fortes,como uma mulher que no alge de seu climax quase grita, como a criança de berço que estando com fome chora aos berros! como alguém que ao sentir dor grita com sua alma,é a alma que sente a dor? uma mulher que ao dar a luz grita,ou sufoca seus gritos,
os gritos que deveriam ser os mais altos! os gritos que anunciam uma vida,os gritos da maior responsabilidade da vida, criar um filho...todas as mulheres deveriam gritar quando dessem a luz! talvez assim alertassem os homens que a educação dos filhos é a coisa mais importante do cosmos! sim do cosmos! o cosmos estaria bem mais
equilibrado se os pais soubessem educar seus filhos! mas quase toda a humanidade está nas mãos das mulheres,são elas que sussurram o tempo todo para fazer as almas de seus filhos serem virtuosas! mas sozinhas ...fica bem difícil!
Bom dia! vou indo porque meus hipertextos precisam ser abastecidos de verbetes!
Nadia Stabile - 06/12/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário