quarta-feira, 14 de maio de 2014

FACEBOOK X BLOGOSFERA - MICROSOFT X GNU LINUX - FIREFOX X INTERNET EXPLORER - BLOGGER X WORDPRESS - FACEBOOK X DIASPORA

(da série "elocubrações" cibernéticas)

Fazendo uma analogia meio doida, eu poderia comparar de uma certa forma,  a blogosfera com o bazar (Gnu Linux), e Facebook, emblema destes novos tempos de mídias (redes) sociais,  com o modelo catedral (ver link : http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Catedral_e_o_Bazar ), mas como disse, é uma analogia doida, uma "licença poética"! (risos) ver : http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_po%C3%A9tica
 Para começar, é preciso ressaltar que Facebook não é rede social, é midia social, redes são as pessoas que se relacionam e interagem usando estas ferramentas digitais como Facebook, Twitter, lembrando que o Facebook é emblema disto tudo, porque é lá que o povo está! Onde o povo está, quase  sempre há aglomerações assim como numa catedral, e na blogosfera embora haja muita gente, nunca  houve aglomerações absurdas nos tempos em que eu comecei a ser blogueira. Era 2007, e o "bazar" me pareceu mais tranquilo, ou bem mais tranquilo porque antes haviam muito menos usuários de Internet, e as pessoas no geral nem liam muito os blogs,  hoje ainda há muitas pessoas da "catedral" (Facebook) que nem sabem o que vem a ser um blog (ou blogue).(continuo abaixo)


Desembestando este texto, lá vai:
- na blogosfera as pessoas se esforçavam muito mais, ou ainda se esforçam por
se informarem melhor das coisas, e se antes muitos já criticavam os blogueiros por serem superficiais, hoje nas mídias sociais as pessoas mostram-se muito menos esforçadas e com muito menos iniciativa própria, além de muito mais superficiais. Porém, vendo por outro lado podemos dizer que as mídias sociais quase sempre provocaram muito mais intimismo do que a blogosfera. O intimismo característico das adolescentes, que usavam  blogs como diários, hoje parece,  se espalhou de uma certa forma para os murais (ou muros, como dizem os europeus) do Facebook.
Se as almas das pessoas tornaram-se muito mais expostas nas mídias sociais, e se isto é algo bom, não sei, talvez seja uma fase necessária para que as pessoas possam se libertar de coisas que estiveram por muito tempo guardadas, oprimidas e reprimidas!
- pelo lado técnico, a blogosfera (bazar) era e ainda é um pouco mais complexa do que Facebook e a liberdade na forma do blog, variações no layout e etc, são coisas que no Facebook não há. A padronização imposta nestas "catedrais" é engessante e sem graça alguma. Limitações, sejam,  de forma, de conteúdo ou técnica, nunca são boas, aumentam a mediocridade das pessoas.
- resumindo, a livre iniciativa, a vontade de expor as próprias ideias ou de um grupo, ter a coragem de ser o dono de um blog e assumir o que se faz, assim como o dono de um pequeno bazar que é a expressão simples, particular e corajosa, sem respaldo tão direto quanto se tem no Facebook, tanto do dono dele, quanto das pessoas que diariamente vão curtindo nossas postagens e nos mostrando que a unanimidade avança, e como sabemos, toda unanimidade é burra...tá, na blogosfera a maioria das pessoas usam plataformas globais que também controlam tudo de uma certa forma, mas no Facebook a coisa é muito mais direta!
- optar por Wordpress ao invés de Blogger, optar por usar GNU Linux, ao invés de Windows (Microsoft) optar por  navegar com Mozila Firefox ao invés de Google Chromme ou Internet Explorer, optar por  interagir com mais liberdade e direitos com Diaspora ao invés de Facebook, nos fariam muito mais cidadãos, muito mais pessoas de verdade e muito menos "subdesenvolvidos".

A impressão que se tem hoje da blogosfera, é que andou meio morta por causa das mídias sociais como o Facebook, mas isto é só impressão, porque o Facebook e o Twitter não existem sem a blogosfera. Precisamos muito de bons blogueiros dispostos a divulgarem coisas vitais pra todos!

Nadia Gal Stabile - 14 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...