sexta-feira, 2 de maio de 2014

A 5ª sinfonia de Beethoven - Otávio Martins Amaral

   Quanto vale a 5ª Sinfonia de Beethoven?
Foi o que me perguntei numa madrugada dessas. Não saberia responder, mesmo. Existem coisas, concluí, não adianta, não têm como mensurá-las. Aí, dei de pensar, ou matutar, como falava o meu amigo Théo, caipira, do interior de São Paulo. Fui atrás do prejuízo, como dizem outros. Afinal, eu formulara a pergunta. Então, a responsabilidade recaíra sobre mim mesmo.
Pirâmide Social. Vou começar por aí, pensei. Vasculhei algumas páginas lá na Internet e, até, livros, pra entender melhor essa tal tão propalada e considerada, Pirâmide Social. Nossa! Fiquei assustado com tal estrutura. Fui tentando entender, recuei, desde lá das pirâmides do Egito que, não são e não será fácil desfazê-las, tampouco cairão de uma hora para outra. Napoleão, que não era nenhum louco, quando exclamou, ao deparar-se com elas: “Quarenta séculos vos contemplam!”. Quatro mil anos, ou mais; É mole? Acho que não caem nem com reza brava. Mas, alguns esperançosos, acham que, um dia, a tal Pirâmide Social, supondo que é mais frágil que as do Egito, cairão por terra. Duvi-d+o=dó. Ou, pelo menos, não estarei por aqui. Quem viver, talvez, verá. Também, pensei no tripé Estado, Igreja e a “Comunidade” do Sistemão. Nem me aprofundei, precisaria de mais uma vida inteira.
Certa vez perguntei para um mestre de obras, meu conhecido, por que as estruturas usadas, tanto para ficarem fixadas (tesouras, cumeeiras e outros bichos), quanto aos meios de se ir levantando uma construção, são na forma triangular. Ele disse que o triângulo era o melhor suporte para segurar qualquer coisinha, mesmo que seja, ainda, uma coisona. Numa obra, revelou o mestre, é só pegar três pedacinhos de madeira e três preguinhos, desses manjados 12 x 12, e estará construída a fortaleza. Nossa! Juntando as informações do meu amigo mestre de obras e alguns dados da minha investigação, me assustei. Ele também dissera que o triângulo por ter três ângulos, interligados, tinha essa propriedade. Mas, se a tal de pirâmide tem quatro triângulos, postados sobre um quadrado, cujos lados, são, também, os lados, ou bases, de cada um desses triângulos e, ainda, lá em ciminha tem um vértice pra ninguém botar defeito... Parei. Desisti. Vai ser forte, assim, nas profundezas do inferno. Esses egípcios... Nem tentei fazer os cálculos.
Por saberem, os analistas políticos e econômicos - expertinhos como eles só - que a pirâmide é um “achado”, passam, e passarão, a vida inteira tomando-a como o seu cavalo-de-batalha. Pano pra mais de metro. Vichi! A vida inteira, dela sobreviverão. Quatro milênios, não são apenas uma vida. Bota um monte de gerações nisso. Bem, até aí morreu Neves. E a tal de Pirâmide Social, propriamente dita? Tive que percorrer algumas etapas da evolução do homem, até chegar aonde cheguei. Quando atingi o cume, maneira de falar, não sei se é assim que se diz, foi que comecei a entender melhor. Ora, além de formar esses quatro triângulos, na subida, existe, ainda, na base, o quadrado, mais quatro lados, formado, ao mesmo tempo, pelos próprios lados dos tais triângulos, para sustentá-los. Parece coisa de louco, mas não é. Tirando essa rigidez toda fora, o que será, no frigir dos ovos, que sustenta aquela pontinha, lá de cima? Uma das explicações achei numa frase corriqueira: “Você ainda chega lá”. Ou, “Eu ainda chego lá.”. Uma espécie de incentivo mal intencionado do sistemão que fez água, novamente, em 2008. Saindo daqui debaixo, considerando a tal de Pirâmide Social, pra se chegar lá, me pareceu lógico, o sujeito terá que se valer de vários degraus, humanos. Por vezes, mais exatamente pela maioria das vezes, fica-se pelo caminho. Aí, não tem cristão que dê jeito. É uma longa estrada, Pior, na subida. Ainda, pra se chegar lá, é preciso ser bom de capoeira, rasteira, cotovelada, puxação de tapete e, claro, bom de corrupção, roubo e de hipocrisia, também. E, disso tudo saber se defender. Os que estão, ou pensam que estão no meio do caminho (aí, precisa imaginar outra pirâmide, cujas bases, mantendo a mesma estrutura, vão-se estabelecendo ao longo da subida). Se for na descida, vertiginosa, certamente será. Triângulos abaixo e, sabe-se lá, quantos quadrados durante a queda, assim, no rapidão, se apresentarão?
Isso tudo começou por que eu estava assistindo a um vídeo da Orquestra Filarmônica de Viena, no Youtube, sob a batuta do maestro Leonard Bernstein. A orquestra e o maestro, todos tomados, me pareciam, por um transe, levados por essa tal de 5ª Sinfonia, de Beethoven. O maestro se contorcia todo, suava, regia, fazia caretas, se escabelava todo sem ficar bravo com ninguém. Por vezes, fazia até cara de satisfeito. Acho até, que era ele quem estava provocando aquele “tumulto” musical, deliberadamente. Um monte de músicos, ainda, uma diversidade bárbara de instrumentos. Pensei: Mas o que está acontecendo? Parece que estão loucos? Uma hora, tudo pianinho, pianinho, daí a pouco, nossa, um deus nos acuda. Porém percebi que eles estavam bem era gostando da coisa.
Como não entendo de sinfonias, fiquei ali, por quase quarenta minutos, tentando saber o que, realmente, poderia estar acontecendo. Sujeitando-me a várias repetições do tal vídeo. Ainda li que o tal de Beethoven tinha problemas auditivos. Eu, hein? Informaçãozinha aqui, outra ali, fui juntando os pauzinhos e, ao final, aliás, depois do final, já nem sei em que replay, eu já me considerava um entendido em sinfonias e em Beethoven. Ainda assim, não me contive, voltei a perguntar a mim mesmo:
Quanto vale a 5ª Sinfonia de Beethoven?
Parei por aí. Foi o meu melhor presente de Páscoa. Dei-o a mim mesmo.
R - A Quinta Sinfonia de Beethoven não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...