quarta-feira, 14 de maio de 2014

MULTIVERSIDADE NA ESCOLA - Sympla

https://www.sympla.com.br/multiversidade-na-escola__19750



MULTIVERSIDADE NA ESCOLA - Sympla





MULTIVERSIDADE NA ESCOLA
Como
configurar um ambiente de investigação-aprendizagem openscience em sua escola.
Capacitação teórica e opção de programa
prático para educadores e gestores escolares e extraescolares.
Programa intensivo de aprendizagem para
agentes de educação que desejam configurar novos ambientes inovadores de
pesquisa ou investigação em escolas e outras organizações

CAPACITAÇÃO - PARTE TEÓRICA
Turma 2 - Junho: imersão, sábado (09h00-18h30
com executive-luncheon) no dia 28/06/2014

PROGRAMA PRÁTICO
Depende da agenda da escola interessada:
esta parte é realizada na própria escola, com as pessoas que fizeram a parte
teórica e os demais agentes envolvidos (professores, funcionários, gestores,
inclusive diretores, alunos e pais). É a cocriação de uma solução local e
particular.
Preço: a combinar

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Módulo 1 (2h) |
A APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE-EM-REDE
09h00-09h15 -
Apresentação do Programa
09h15-10h15 -
Exposição dialogada: Redes sociais e sociedade-em-rede
10h15-10h45 -
Exposição dialogada: Redes Sociais e Aprendizagem, O que é aprendizagem em
rede, Aprendizagem e fenomenologia da interação, Visões cognitivistas,
behavioristas, construtivistas, conectivistas e autopoiéticas de aprendizagem,
Visões interativistas de aprendizagem
10h45-11h00 -
Intervalo para o café
11h00-11h15 -
Conversação: Ensino x Aprendizagem

Módulo 2 (2h) |
SCHOOLING E UNSCHOOLING
11h15-11h45 -
Conversação em grupos: Qual o futuro da escola?
11h45-12h15 -
Exposição dos grupos
12h15-13h00 -
Apresentação de história e cases: Quais as experiências que repetem passado e
antecipam futuro sobre escolarização e desescolarização? Escola e Educação
Não-Formal Complementar à Escola, Escola, Nova Escola, Escolas Experimentais e
Revolucionárias, Experiências Extra-Escolares Participativas, Experiências
Não-Escolares virtuais, Experiências Não-Escolares P2P, Livre aprendizagem:
aberta, distribuída e interativa, Homeschooling, Communityschooling e
Communityunschooling
13h00-14h00 -
Intervalo para o almoço-executivo
14h00-14h15 -
Conversação: Comunidades de aprendizagem em rede, Redes de livre-aprendizagem,
A indissolubilidade da investigação-aprendizagem

Módulo 3 (2h) |
OPENSCIENCE
14h15-15h15 -
Exposição dialogada: Aprendizagem e Ciência, O que é ciência? ClosedScience e
OpenScience
15h15-16h15 -
Conversação: Ciência é uma propriedade da escola (academia)? Cientista é apenas
quem foi autorizado a fazer ciência por algum tribunal epistemológico
(universidade)? Existe apenas um método científico? Existe apenas uma ciência?
Escola, Universidade, Multiversidade
16h15-16h30 -
Intervalo para o café

Módulo 4 (2h) |
MULTIVERSIDADE NA ESCOLA
16h30-17h30 -
Interação em grupos cocriativos: O que é necessário fazer - e não-fazer - para
que pessoas investiguem livremente, interagindo com outras pessoas? Como
configurar ambientes favoráveis à livre investigação-aprendizagem? Esses
ambientes são espaços físicos, conjuntos de equipamentos, reunião de
conhecimentos ou são as redes de pessoas envolvidas? É possível configurar tais
ambientes dentro de uma escola ou de outra organização hierárquica? Quais as
principais oposições e restrições que são (ou serão) encontradas? Quais são os
benefícios de criar ambientes favoráveis à livre investigação-aprendizagem? Ou:
por que vale a pena para a organização (escola ou qualquer outra) fazer tal
esforço? Como avaliar uma investigação livre? Como avaliar se um programa desse
tipo está funcionando bem?
17h30-18h15 -
Exposição dos grupos e conversação
18h15-18h30 -
Conclusões e continuidade.

LEITURAS E VÍDEOS



LEITURAS INDISPENSÁVEIS

1 - Ivan Illich (1970): Sociedade sem escolas [Desescolarizando a sociedade]

2 - Humberto Maturana (s./d.): Aprendizaje o deriva ontogénica

3 - George Siemens (2008): Uma breve história da aprendizagem em rede

4 - Augusto de Franco (2011): É o social, estúpido!

5 - Augusto de Franco (2011): Série Fluzz 4 | Não-Escolas: a livre aprendizagem na sociedade em rede

6 - Augusto de Franco & Nilton Lessa (2012): Multiversidade: da Universidade dos anos 1000 à Multiversidade nos anos 2000

7 - Augusto de Franco (2013): OpenScience: roteiro para uma investigação aberta

LEITURAS IMPORTANTES

1 - George Siemens (2004): Conectivismo: uma teoría da aprendizaje para la era digital

2 - George Siemens (2006): Conociendo el conocimiento

3 - Stephen Downes (2001-2012): Oito eBooks sobre conectivismo

4 - George Siemens, Stephen Downes et al. Textos sobre conectivismo

5 - Augusto de Franco (2010): AEL (Arranjos Educativos Locais)

6 - Augusto de Franco et al. (2014): Uma visão interativista da aprendizagem (Draft em elaboração)


VÍDEOS INDISPENSÁVEIS

1)
TED do Ken Robinson - How schools kill creativity (legendas em
português) Sir Ken Robinson propõe de uma forma interessante e profunda a
criação de um sistema educativo que acarinhe (em vez de minar) a
criatividade. 

2)
Isaac Asimov prevendo o impacto da Internet: Entrevista gravada em 1988
por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas. Asimov prevê entre
outras coisas as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo
Answers etc. 

3)
Augusto de Franco - Aprendizagem e Sociedade em Rede: "Se houvesse um
indicador para medir a 'quantidade' de aprendizagem que hoje o mundo
tem, ela seria incomparável com tudo que nós já tivemos no passado..." -
Diálogos sobre a Educação, com Maurício Curi, ep. 149, Educartis.com -
29 

4)
Sugata Mitra mostra como as crianças ensinam a si mesmas - Kids can
teach themselves (legendado em português) Palestrando na LIFT 2007,
Sugata Mitra fala sobre seu projeto Buraco na Parede. Jovens crianças
nesse projeto descobriram sozinhos como usar um PC — e depois ensinaram a
outras crianças. 
Ele pergunta, o que mais as crianças podem se ensinar?http://www.ted.com/talks/sugata_mitra_shows_how_kids_teach_themselves?language=pt-br

VÍDEOS IMPORTANTES

1)
Diálogos Augusto de Franco: Conectivismo, Interacionismo, Aprendizagem
"É possível fazer algo em rede usando papel, cavaleiro e cavalo, porque é
o padrão de organização, não é a tecnologia..." - Diálogos sobre a
Educação, com Maurício Curi, ep. 149, Educartis.com - 29 Ago/2013. 

2)
A Educação Proibida - La Educación PROHIBIDA (legendado em português).
"A escola já completou mais de 200 anos de existência e ainda é
considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje, os conceitos
de escola e de educação são amplamente discutidos em fóruns acadêmicos,
políticas públicas, instituições de ensino, meios de comunicação e
espaços da sociedade civil. Desde sua origem, o sistema escolar tem sido
caracterizado por estruturas e práticas que hoje são consideradas
completamente obsoletas e ultrapassadas. Dizemos que não acompanham as
necessidades do século XXI. Sua principal falha está em um projeto que
não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de
escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento
individual e coletivo..."

3)
Escolarizando o Mundo - Schooling the World (legendado em português).
"O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por
trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram
ajudar crianças a "escapar" para uma vida 'melhor'. Aponta a falha da
educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da
pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo 'em
desenvolvimento'..."

4) Capitão Menino (2012):

5) Logan LaPlante: "Hackschooling makes me happy" (versão legendada em português)

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