domingo, 22 de abril de 2012

CONFIRMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO DE BATTISTI





Livro de Battisti: Lançamento em 26/04 na USP, 18 hs
CONFIRMADO
Jamais Foi Cogitado Seu Cancelamento



Estamos confirmando que o livro do escritor italiano Cesare Battisti Ao Pé do Muro terá seu lançamento em São Paulo no dia:
Quinta 26 de Abril, às 18 horas, no Anfiteatro de Geografia da USP, Avenida Professor Lineu Prestes, 338
O evento consistirá numa sessão de autógrafos e num DEBATE, cujo painel comunicaremos proximamente, mas estará aberto a todos e aguardamos a participação de todos os presentes.
Veja como chegar.



Cuidado com as Falsas Informações!
Na edição do dia 19/04/2012, a versão eletrônica parcial do jornal Folha de S. Paulo, dita Folha.com, publicou esta notícia: (Vide o link, as reticências e grifados são meus)
(...) Cesare Battisti (...) cancelou o lançamento de seu livro "Ao Pé do Muro" (ed. Martins Fontes), que aconteceria ontem em São Paulo, informa a coluna "Mônica Bergamo", publicada na Folha desta quinta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). Battisti ligou para a Livraria da Vila um dia antes avisando e não remarcou.
Esta notícia e a área onde foi publica na Folha.com tem vários aspectos interessantes; veja:
1)   Jamais foi cogitado o lançamento em São Paulo em nenhuma data da semana anterior. Inclusive nesses dias houve eventos sobre o livro no Rio de Janeiro. Não acreditamos que a Folha tente repetir o milagre dos juízes de Milão, de fazer aparecer a mesma pessoa em dois lugares ao mesmo tempo.
2)   Aliás, como se pode anunciar o cancelamento de um evento que nunca foi convocado?
3)   A data de Quinta 26 de Abril foi anunciada há bastante tempo. Quanto tempo de antecedência precisa um jornalista para tomar conhecimento de uma notícia tão simples?
4)   Segundo a Folha o próprio Battisti teria ligado para Livraria da Vila. Será que existe uma gravação dessa ligação?
5)    Além disso, por que Battisti teria ligado a uma livraria, em que não foi agendado o lançamento? O único lançamento previsto em São Paulo está sendo organizado pela SINTUSP se será no dia 26 de abril, às 18 horas.
6)    O jornal publica 3 comentários de leitores. Como são muito injuriosos, a Folha adverte, ao pé de cada um deles, que a opinião é por conta do autor e não do jornal. Curioso: até há pouco tempo, a Folha advertia que não publicaria comentários de baixo calão, injuriosos, etc. Embora isso dependesse bastante de quem fosse o injuriado, algumas vezes funcionou com certa neutralidade. Por que mudar o critério agora?
É urgente que o parlamento brasileiro legisle sobre o princípio básico defendido pelo direito humanitário internacional: o público que usa a mídia tem direito a informação verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...