terça-feira, 18 de outubro de 2011

CASO SUDER-GAUGER: PROGRESSISTAS EUROPEUS APELAM À JUSTIÇA ALEMÃ




Caso SUDER-GAUGER: Progressistas Europeus Apelam à Justiça Alemã
Carlos A. Lungarzo
AIUSA 9152711
Como publiquei num de meus blogs (A Luz Protegida) no dia 29 de setembro, o casal de ex-ativistas alemães Sonja Suder e Christian Gauger foram extraditados da França à Alemanha, onde viviam e trabalhavam pacificamente desde 35 anos antes, e onde tinham perfeito status legal nos últimos 10 anos. O juiz da vara correspondente da cidade de Frankfurt ordenou a soltura de ambos no dia 6 de outubro, mas o MP da comarca apresentou um recurso com argumentos que não são de meu conhecimento.
Por causa disso, o casal continua preso, apesar do extremamente antigo da denúncia (1978), da absoluta socialização de ambos, e de seu estado de saúde. Os progressistas europeus de diversas nacionalidades (especialmente franceses e alemães, mas também muitos outros), preocupados pelo renascimento do fascismo na Europa, tem mandado uma petição ao juiz.
Pedimos a todos os que compartilham a luta contra o retorno do fascismo, a defesa do direito humanitário, e o fim da repressão em qualquer parte do planeta, que difundam esta comunicação e, se puderem, adicionem sua demanda ao pedido que segue. Devemos ser conscientes que a humanidade vive um momento muito difícil em quase todo o mundo, mas que focos poderosos de fascismo continuam abertos desde há mais de 80 anos na Itália, na Espanha, nos países Balcânicos e, em menor medida, na Alemanha. Quanto mais força estes movimentos adquiram, mas perto estarão de repetir as aventuras dos anos 30, como tem sido rigorosamente constatados por números sociólogos, cientistas políticos, comunicadores, historiadores e políticos.
Os dados estão em meu blog no link indicado.
Agradeço a todos.
NOTA: A comunicação seguinte foi gentilmente traduzida do francês pela professora Amparo Ibáñez.
Chamado ao Senhor Juiz da Vara Penal de Frankfurt, Alemanha.
N° de Arquivo : 6150 J s 25777/94 - 931
SONJA SUDER (79 anos) e CHRISTIAN GAUGER (70 anos) foram extraditados pela França no dia 14 de setembro de 2011, após 35 anos de residência pacífica (contando com mais de 10 anos no total conhecimento das autoridades francesas, ja que o pedido de extradição da parte da Alemanha tinha sido rejeitado no ano 2001, considerando as leis francesas em vigor.)
Mesmo assim, Sonja Suder e Christian Gauger foram entregues às autoridades alemãs que os detiveram logo.
Esta extradição contradiz princípios fundamentais do direito :
'  Respeito da Coisa Julgada,
'  Prazo final "razoável" para a possibilidade de um "processo justo”, levando em conta a idade e a saúde dos acusados.
Por todas estas razões, pedimos a libertação deles.
Com motivos de sua saúde, e tendo conhecimento dos resultados dos exames médicos e neuropsicológicos, feitos pelos médicos franceses e alemães ao pedido da chancelaria francesa, o transporte de Christian Gauger foi feito em ambulância e ao chegar na Alemanha foi colocado em departamento de hospital à prisão de Kassel, à150 kms de Frankfurt.
Porém, foi transferido à prisão de Frankfurt no dia 22 de setembro para ser apresentado ao Tribunal. Christian Gauger está desde então em detenção sem cuidado médico nem acompanhamento psicológico.
A decisão do juiz na quinta 6 de outubro, de liberar Christian Gauger com isenção de prisão, está suspensa por causa da apelação feita pelo departamento do Ministério Público.
Mais hoje, cada dia que passa conta. O relatório da perícia médica dos médicos franceses, confirmando as perìcias anteriores de outros médicos, apontam claramente os riscos, vinculados à detenção, de uma confusão mental e um colapso psíquico, agravados pelas dificuldades a seguir corretamente o tratamento para seus afetos cardíacos, o que poderia pôr na maior brevedad, a vida dele em perigo.
As pessoas autorizadas para visitar-lhe (meia hora cada 2 semanas!) e o advogado dele o acharam, 15 dias atrás, muito desorientado e fisicamente esvaziado.
Manter este homem em detenção seria, de fato, someter Christian Gauger a sofrimentos físicos e psicológicos, degradantes e inaceitáveis.
Por todos estes motivos, pedimos a libertação imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...