domingo, 2 de setembro de 2018

Kiñe Rupa: estreia bem-sucedida de séries infantis baseadas em histórias Mapuche


Kiñe Rupa: estreia bem-sucedida de séries infantis baseadas em histórias Mapuche


http://lafkenkurruf.com/2018/08/29/kine-rupa-exitoso-estreno-de-serie-infantil-basada-en-relatos-mapuche/


As expectativas da primeira grande exposição foram superadas ao reabastecer o antigo Auditório do Teatro Condell, em Valparaíso, com mais de 300 espectadores, onde muitos não puderam entrar para curtir o espetáculo pelo fato de não haver lugares disponíveis.
"Kine Rupa" série de bonecos inspirados em histórias Mapuche teve sua estréia no Cinema Insomnia Valparaiso, no sábado 25 de agosto em uma função especial que foi apresentado por seus criadores da organização mapuche Pewvley Tain rakizuam em parceria com a Produção Audiovisual Synoptic e New Media , além da presença dos bonecos, que foram os protagonistas do show.

Após a exibição dos quatro capítulos de Kiñe Rupa, um fórum foi realizado em conjunto com a equipe de criação e os fantoches da série. Crédito da foto: Simona Mayo G. 




A série infantil é baseada no livro de história Mapuche Segundo Llamin ñi kuyfike nütram (Valparaíso 2015) da organização Pewvley taiñ rakizuam. A obra audiovisual consiste em quatro capítulos, é estrelado por bonecos, é falada em mapudungun e castelhano. Procura encantar grandes e pequenos com músicas pegajosas, compostas especialmente para a série.
A história central é sobre Jiffy e avó Paskuala que compartilham seus dias longe da cidade, onde sua avó conta as histórias mais surpreendentes sobre bruxas Mapuche, cavernas secretas, animais que se tornam humana e da vida sob o mar.
"Ficamos surpresos com a grande recepção do público da cidade, o público de mais de 300 pessoas reflete o interesse genuíno que existe hoje para se aproximar e aprender mais sobre as histórias do povo mapuche, em mapudungun", disse Andrea Salazar, membro da organização Pewvley taiñ rakizuam e a série "Kiñe Rupa".
Os espectadores ficaram encantados com a criatividade da série infantil. "Eu achei bonito, muito educativo para outras crianças e também é divertido", disse Cristóbal Aros, aluno do 8º ano. Por outro lado, Sandra Astudillo, professor Vina del Mar, que também participou do evento teve uma percepção similar "Eu gostava que foi baseado em histórias recolhidas, enfatizo que os personagens eram fantoches e musicalización foi muito bem feito", disse ele.
Além disso, "Kiñe Rupa" foi selecionado no 12º Festival Indígena de Cinema + Vídeo em Santiago e na 3ª versão do Festival de Cinema Indígena Tuwün de Wallmapu em Villarrica. Ambos os festivais audiovisuais têm grande prestígio na América Latina.
Próxima data de exibição: 8 de setembro às 17h no Cine Insomnia (Teatro Condell), Rua Condell No. 1585, Valparaíso. O bilhete custará US $ 1.000 (o valor inicial será mantido) e a entrada será por ordem de chegada. Recomendado para público a partir dos 7 anos de idade.
INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...