terça-feira, 30 de maio de 2017

Boitempo Biógrafo de Marx no Brasil



Biógrafo de Marx vem ao Brasil para palestras, curso e
lançamento de O capital, Livro III
Por ocasião dos 150 anos da primeira edição d'O capital e do lançamento do Livro III da obra máxima de Karl Marx pela Boitempo, o cientista político alemão Michael Heinrich, biógrafo de Marx e um dos maiores especialistas em sua obra, visita o Brasil entre os dias 31 de maio e 6 de junho para participar de três eventos. O pesquisador é um dos destaques do III Salão do Livro Político e apresentará um curso de dois dias sobre a história d’O capital no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo. Além disso, Heinrich participa do lançamento do Livro III d’O capital, junto com José Paulo Neto e Luiz Gonzaga Belluzzo, durante o XXII ENEP, em Campinas.
Colaborador da MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), Heinrich prepara uma biografia inédita e definitiva sobre Karl Marx, que terá o primeiro de seus três volumes lançado pela Boitempo em 2018, ano do bicentenário do filósofo alemão. Apesar de existirem mais de 25 biografias de Marx no mundo, a obra de Heinrich é a mais equilibrada, no sentido de se dedicar em partes iguais à vida e à obra do autor de O capital. Sua intenção dele é oferecer ao leitor um estudo aprofundado, que também abordará a influência do contexto histórico e dos amigos e inimigos do filósofo em sua vida e obra. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e evolução de suas obras (Karl Marx und die Geburt der modernen Gesellschaft) também se propõe a derrubar algumas lendas disseminadas de forma acrítica sobre o biografado até hoje.
O primeiro volume abordará a juventude de Marx na cidade de Trier e seus estudos em Bonn e Berlim. Também tratará de seu trabalho como editor da Rheinische Zeitung [Gazeta Renana] e dos Deutsch-Französische Jahrbücher [Anais Franco-Alemães]. Esse período marca o surgimento de crises no desenvolvimento intelectual de Marx, que o levam a abandonar projetos já iniciados e reelaborar seu trabalho crítico. Segundo Heinrich, há uma ruptura teórica complexa, que não comporta a popular, porém insuficiente, dicotomia continuidade/ruptura ou a categorização em um “jovem” e “velho” Marx.
Eventos:
Lançamento de  O capital no XXII ENEP, Encontro Nacional de Economia Política, com Michael Heinrich, José Paulo Neto e Luiz Gonzaga Belluzzo.
31/05 | quarta-feira | 9h
Centro de Convenções (CDC), Unicamp | R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária, Campinas - SP
Organização: Sociedade Brasileira de Economia Política

Mais informações
Curso "A história de O capital de Marx", com Michael Heinrich
05/06 até 06/06 | 19h30 às 21h00
CPF - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 | 4º andar
Bela Vista, São Paulo.

Mais informações sobre inscrições
III Salão do Livro Político - Sobre Marx, com Michael Heinrich. Mediação de Antonio Rago Filho.
06/06 | às 10h30
Tucarena
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Rua Monte Alegre, 984, Perdizes | São Paulo, SP

Mais informações



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...