terça-feira, 9 de maio de 2017

'A filosofia está morrendo aos poucos’, avalia o professor Umberto Galimberti, no primeiro episódio de ‘Incertezas Críticas’


http://www.noticiasdatvbrasileira.com.br/2017/04/a-filosofia-esta-morrendo-aos-poucos.html


Umberto Galimberti, escritor e professor universitário de filosofia em Veneza, é o pensador entrevistado no primeiro episódio da nova temporada da série “Incertezas Críticas”, uma produção da Grifa Filmes, que estreia com exclusividade no canal Curta! na Quinta do Pensamento, 27, às 22h30. Ao diretor da série, Daniel Augusto, Galimberti explica um dos temas mais importantes de sua obra: a técnica e sua relação com a democracia. Antes, porém, ele lembra como despertou para a filosofia, incentivado por professores, e lamenta a falta de motivação e de engajamento de filósofos na atualidade.

- Eu escolhi a filosofia porque tive um professor de filosofia no colégio que me incentivava muito. E eu fiquei muito feliz por ter feito essa escolha, porque ela está morrendo aos poucos. Isso acontece porque a filosofia ficou restrita às universidades e não entre as pessoas. Por isso, os filósofos universitários conversam entre si e não se envolvem com os problemas do mundo. Existe uma demanda por filosofia, mas a universidade não é capaz de atendê-la. Para ser capaz, deveria se interessar pelos problemas do mundo. Em vez disso, ela se interessa por jogos de lógica e análises matemáticas. Neste nível, é claro que as pessoas não se interessam e não entendem – reflete Galimberti.  
Na segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, além de Umberto Galimberti, o diretor Daniel Augusto apresenta, a cada episódio, as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo.

QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Críticas (Série) – Segunda temporada exclusiva do canal Curta!
Com direção de Daniel Augusto, a produção da Grifa Filmes apresenta, a cada episódio, uma reflexão sobre questões relevantes do mundo contemporâneo na visão de alguns dos mais importantes intelectuais da atualidade. Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti vão refletir sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história.
Episódio inédito - Umberto Galimberti
No primeiro episódio, Umberto Galimberti, professor universitário de filosofia em Veneza e autor de diversos livros, fala sobre um dos temas mais importantes de sua obra: a técnica e sua relação com a democracia.
Diretor: Daniel Augusto.
Duração: 26 min.
Estreia: 27 de abril, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 28 de abril, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 01 de maio, sábado, às 11h30

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...