sexta-feira, 3 de julho de 2015

A insustentável "Era da sustentabilidade"

direitos, onde estão?
emprego decente, que seja pelo menos justo...
hoje lembrei da filosofia do tal apresentador que foi camelô e que hoje é dono de emissora de tv, a filosofia que diz que  vender coisas com valores baixos é mais fácil do que vender coisas caras demais, de centavo em centavo, a coisa vai.
minha avó paterna dizia que seria melhor ver meu pai vendendo amendoim na porta do circo do que vê-lo trabalhar com engenharia mecânica.
seria bem menos estressante, mais divertido, as lutas que meu pai teve de travar, as decepções ao ver o Brasil governado por Castelo Branco que só fazia rodovias e privilegiava cada vez mais a indústria automotiva e testemunhando o declínio catastrófico da indústria brasileira.... que lastimáveis estes fatos todos, quantas lutas temos de travar neste mundo cheio de absurdos e de injustiças!
as ferrovias brasileiras sendo sucateadas, o povo sem direito de ir e vir com liberdade, não, precisaria adquirir um auto pra poder se locomover!! triste
demais... " a ferrovia está para o povo, assim como a filosofia está para o conhecimento",  frase minha, 1982.
para o meu pai vender uma máquina operatriz era um custo, ele as fabricava.
se ele fosse vendedor de amendoins em portas de circos, venderia muito mais fácil! minha avó tinha razão, e ainda só dependeria do produtor e do atacadista de amendoins.
Leiam a seguir as matérias, e vejam como a vida muda, como o sistema e a sociedade não conseguem sustentar a  sobrevivência de muitas  pessoas, e como estas novas ideias de crowdfunding tem tudo a ver com cooperação, com alteridade, com humanização, coisa que aqui no Brasil, pelo menos, sei que demorará muito pra ser assimilada! e se o sistema não muda, também não sustenta nada mesmo!

todos nós passamos por agruras nesta vida, estamos imersos neste mar de problemas mundiais, nacionais, locais, e por vezes, não conseguimos ver saídas,
alguns sucumbem, outros nunca param de lutar, mesmo sem terem empregos formais, sempre encontram o que fazer e se dispõem a batalhar, a se atualizarem, a cooperarem com outros.  

se de um lado há os emergentes que buscam ser empreendedores, trabalhando por conta deles, no outro lado, muitos que trabalham na Internet, são talvez aqueles que puderam estudar, ou que trabalham com arte, cultura, comunicação, tecnologia, e  estão inventando formas de sobreviver. 

esta é outra era, que só será sustentável se muitos se moverem, se muitos se unirem e conseguirem fazer o que nunca foi feito neste planeta, é mesmo um novo tempo que cada vez mais dependerá de nós e não destes malditos que dizem governar, mas que são aquilo que temos visto.

talvez a única utilidade destes malditos existirem ainda, é a de cutucarem, provocarem pra valer aqueles que já deveriam ter se mobilizado faz tempo! 
é hora de voar, não de rastejar.

nadia gal stabile - 03 07 2015


*matéria enviada pelo amigo Fábio Libertário
http://gutemblog.com/2015/06/30/77-anos-desempregado-bela-biografia-e-sem-dinheiro/


 http://outraspalavras.net/blog/2015/06/30/contra-aristocracia-financeira-mais-democracia-e-humor/


________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...