segunda-feira, 15 de março de 2010

MARCELO ROQUE E MARCELO GLEISER PENSANDO SOBRE UM UNIVERSO QUE NÃO CABE EM VERDADES MATEMÁTICAS; GLÓRIA KREINZ DIVULGA

RETIREI ESTA PARTE DO TEXTO DO BLOG MICRO/MACRO DO FÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO MARCELO GLEISER, PARA A GENTE PENSAR...ELE DISCUTE QUE O UNIVERSO NÃO CABE APENAS EM VERDADES MATEMÁTICAS.O VÍDEO É PQ GOSTO DE ILUSTRAR E MARCELO ROQUE E GLEISER ANDAM JUNTOS MUITAS VEZES...BOA NOITE DIVULGADORES DE PLANTÃO...JUNTOS, POR UMA SOCIEDADE MELHOR...
http://marcelogleiser.blogspot.com/


"Os processos bioquímicos que definem os seres vivos não podem ser compreendidos a partir de leis simples, ou usando que moléculas são formadas de átomos. Essencialmente, em sistemas complexos, o todo não pode ser reduzido às suas partes.
Comportamentos imprevisíveis emergem das inúmeras interações entre os elementos do sistema. Por exemplo, a função de moléculas com muitos átomos, como as proteínas, depende de como elas se "dobram", isto é, de sua configuração espacial. O funcionamento do cérebro não pode ser deduzido a partir do funcionamento de 100 bilhões de neurônios.
Sistemas complexos precisam de leis diferentes, que descrevem comportamentos resultantes da cooperação de muitas partes. A noção de que a natureza é perfeita e pode ser decifrada pela aplicação sistemática do método reducionista precisa ser abolida. Muito mais de acordo com as descobertas da ciência moderna é que devemos adotar uma abordagem múltipla, e que junto ao reducionismo precisamos utilizar outros métodos para lidar com sistemas mais complexos. Claro, tudo ainda dentro dos parâmetros das ciências naturais, mas aceitando que a natureza é imperfeita e que a ordem que tanto procuramos é, na verdade, uma expressão da ordem que buscamos em nós mesmos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...