sexta-feira, 12 de março de 2010

Armas sísmicas para as próximas guerras? POR YURI GONZAGA (DO BOLETIM CÁTEDRA UNESCO - NJR-ECA/USP)


Yuri Gonzaga


Divulgação Científica
O terremoto do Haiti foi causado pela ação de uma "máquina de criar terremoto", segundo Hugo Chávez. A destruição (ver fotos) deixou aproximadamente 233 mil pessoas mortas (o quinto pior tremor de terra da história, em número de falecimentos).

A destruição causada pelo terremoto do Haiti põe o tremor no quinto lugar dos piores da história (foto: UNPD)

No relatório da marinha da Rússia citado pelo presidente venezuelano, os EUA supostamente já haviam realizado testes, próximo à Califórnia, que teria causado o tremor em Eureka.
A imprensa brasileira deu (ver O Globo) a notícia diminuindo, como sempre, Chávez. Apenas mais um delírio, dentre os tantos que pairam sobre a cabeça do caudilho (e.g. a iminente guerra que deve ocorrer envolvendo a América Latina -- ver artigo de José Arbex Jr.).
O que não sabem -- sim, sou ingênuo -- os jornalistas das empresas ligadas à aristocracia, é que armas sísmicas existem, sim, como anunciou cientista ser a arma do século XXI em reunião da PHM. Tais armas de destruição em massa foram bastante desenvolvidas durante a Guerra Fria pelos dois pólos. Agora os EUA podem, de fato, possuir tecnologia o suficiente para fazer tremer áreas imensas com enorme impacto.
Diversos terremotos já foram causados parcial ou inteiramente pela ação humana. O mais conhecido (terremoto de Sichuan), na China, em 2008, deixou pelo menos 68 mil pessoas mortas e uma de suas causas foi a pressão exercida por uma represa nas proximidades do epicentro (a de Zipingpu).
A ocorrência de tremores de grande magnitude parece ter aumentado. Não tenho dúvidas de que a tecnologia bélica estadunidense é capaz de causar terremotos. Uma questão a ser posta é: "onde?". O Irã e a Venezuela que se cuidem.

FONTE : http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/catedra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...