20/11/2009 - 10h26
PUBLICIDADE
da France Presse, em Chicago
A terapia com células-tronco embrionárias deu mais um passo para a fase clínica na quinta-feira (19), depois que cientistas norte-americanos anunciaram ter solicitado ao governo a aprovação de testes em seres humanos.
O programa, com autorização solicitada pela empresa Advanced Cell Technology (sede em Massachusetts, nordeste), diz respeito a 12 pacientes que correm risco de perder a visão, devido à doença de Stargardt, uma das formas mais comuns de cegueira juvenil
O tratamento consistiria numa injeção única de células da retina derivadas de células-tronco embrionárias.
Estudos realizados previamente em cobaias mostraram que este tratamento permitiria deter a degradação da visão, sem gerar efeitos secundários, explicou Robert Lanza, cientista da Advanced Cell Technology.
O mecanismo consiste em substituir as células da retinas perdidas --chamadas epitélio pigmentário retinal ou EPR--, que possuem os fotorreceptores necesários para a visão.
Os testes terapêuticos poderão começar já no início do próximo ano, se a FDA --a agência americana de controle de medicamentos-- der sua aprovação, explicou Lanza.
É a segunda solicitação de autorização para realizar testes clínicos com células-tronco embrionárias nos Estados Unidos.
A primeira, uma terapia para reparar lesões na medula espinhal, está pendente, pelo menos até o terceiro trimestre de 2010, informou recentemente a empresa californiana Geron, autora da petição.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u655213.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário