sábado, 10 de outubro de 2009

OPERAÇÃO CONDOR - AMÉRICA LATINA - HISTÓRIA - DA WIKIPÉDIA (SE VC É LATINO AMERICANO E NÃO CONHECE ESTA PARTE DA HISTÓRIA....ENTÃO VC AINDA NÃO É MESMO LATINO AMERICANO!!!!!!)

A Operação Condor foi uma aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do SulBrasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai — criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras instalados nos seis países do Cone Sul.
Montada no início dos anos 1970, durou até a onda de redemocratização, na década seguinte. A operação, liderada por militares da América Latina, foi batizada com o nome do condor, ave típica dos Andes e símbolo da astúcia na caça às suas presas.

 ÍNDICE :

Financiamento e treinamento

Os países participantes foram o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e o Chile. O governo do general Hugo Banzer na Bolívia também colaborou.
A ação foi conjunta e o governo norte-americano dela tinha conhecimento, conforme demonstram documentos secretos divulgados pelo Departamento de Estado em 2001. Entretanto, dentre todos os papéis liberados, nada há que comprove a participação ativa dos ianques na Operação Condor.
A função principal era neutralizar os grupos de esquerda opositores aos governos ditatoriais - Tupamaros no Uruguai, Montoneros na Argentina, MIR no Chile, etc - que se opunham aos regimes militares montados na América Latina. O primeiro passo da Operação Condor foi executar a imediata unificação de esforços de todos os aparatos repressivos dos países participantes.

Participantes das ações

Foi comprovada, em 1992, através de documentos da polícia secreta do Paraguai, a existência de uma ação de Estado implantada em todo o cone Sul. Na verdade, a Operação Condor foi um acordo costurado por todos os países da região com o intento de facilitar a cooperação regional na repressão aos opositores dos regimes militares que então governavam o Brasil, a Argentina, o Chile e a Bolívia.

Negativa de direitos jurídicos e políticos

A jurisdição da Operação se estendia, portanto, a todos os países envolvidos. A ausência de procedimentos burocrático-formais facilitava as trocas de informações e de prisioneiros (eventualmente dados como "desaparecidos") de diferentes nacionalidades. Aos acusados e perseguidos pelos agentes, eram negados todos os direitos humanos e políticos. Podiam facilmente ser levados de um território a outro sob a acusação de terrorismo.(...)

CONTINUE LENDO  EM:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Condor

 Filme Condor de Roberto Mader
https://www.youtube.com/watch?v=HhTjM1dj4e8



*postagem atualizada em 20 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...