sábado, 10 de outubro de 2009

FILMES SOBRE A DITADURA MILITAR NO BRASIL



ELES NÃO USAM BLACK-TIE - Leon Hirszman, 1981 
Sinopse
 Um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.


PRA FRENTE BRASIL - Roberto Farias, 1982 
Sinopse:Em 1970, em plena euforia do milagre econômico e da vitória da seleção brasileira na Copa de 70, um pacato cidadão da classe média, Jofre Godoi da Fonseca, é confundido com um ativista político, sendo então preso e torturado por um grupo que combate "subversivos", patrocinado por empresários. A mulher, Marta, e o irmão de Jofre, Miguel, investigam seu desaparecimento, pois não conseguem o apoio da polícia e contam com a ajuda de um grupo paramilitar de resistência ao governo, liderados pela ex-namorada de Miguel, Mariana.      http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra_Frente,_Brasil



CABRA MARCADO PARA MORRER - (Eduardo Coutinho-1984
 ( iniciou as filmagens na época do Golpe Militar(1964),interrompe as filmagens e só termina 20 anos depois)
 (...)Em 1964, Eduardo Coutinho inicia as filmagens de Cabra marcado para morrer, baseado no assassinato de João Pedro Teixeira (1962), líder de uma Liga Camponesa na Paraíba. Produzido nos quadros do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), o filme é interpretado pela viúva Elizabeth Teixeira e por participantes do movimento. O golpe de 1964 interrompeu as filmagens. A família Teixeira se esfacela e Elizabeth entra para a clandestinidade. Em 1981, logo após a vitória do movimento pela anistia, durante o governo do General João Batista de Figueiredo, Coutinho parte em busca dos camponeses-atores do primeiro Cabra e, quando os encontra, mostra-lhes os fragmentos do filme feito dezessete anos antes. Depois disso, Coutinho encontra Elizabeth Teixeira. Por fim, procura sua família esparramada pelo pais. É deste modo que o segundo Cabra toma corpo e é lançado nos cinemas em 1984.(...)http://nuevomundo.revues.org/index1520.html



FELIZ ANO VELHO - Roberto Gervitz, 1987
Feliz Ano Velho é um filme brasileiro de 1987, do gênero drama, dirigido por Roberto Gervitz, e com roteiro baseado no livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feliz_Ano_Velho_(filme)



O QUE É ISSO COMPANHEIRO? - Bruno Barreto - 1997
(baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira - 1979) 
Sinopse: O enredo conta, com diversas licenças ficcionais, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra a ditadura militar do país na época.Alguns nomes dos personagens ligados à guerrilha foram trocados em relação a seus nomes verdadeiros no livro e na vida real.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Que_%C3%89_Isso,_Companheiro%3F_(filme)



ARAGUAIA,CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO - Ronaldo Duque - 2004
Sinopse
No auge da ideologia da segurança nacional do Exército brasileiro, um partido de esquerda dissidente, militantes (a maioria jovem e inexperiente) e inocentes camponeses travam uma batalha contra o Exército em região onde a ambição e a miséria dominam. É onde também está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identificação entre Padre Chico e os moradores fazem com que ele presencie eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia.http://www.interfilmes.com/filme_15856_Araguaya.A.Conspiracao.do.Silencio-
(Araguaya.Conspiracao.do.Silencio).html




ZUZU ANGEL - Sérgio Rezende, 2006
Sinopse
Conta a história da estilista Zuzu Angel que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar. Ela também foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército ditatorial em 1976.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zuzu_Angel_(filme)




TEMPO DE RESISTÊNCIA - André Ristum - 2004
sinopse:
A luta guerrilheira contra a ditadura militar nos anos 60 e início dos anos 70, a partir do ponto de vista de seus integrantes na época. Uma avaliação real do que foi a resistência armada no Brasil em seu período mais crítico, com todos seus erros e acertos.




LAMARCA - Sérgio Rezende, 1994
Sinopse
A história começa em dezembro de 1970, quando o ex-capitão do exército brasileiro e grande atirador Carlos Lamarca e seu grupo rebelde auto-denominado "revolucionários" negociam com o Regime Militar, que chamam de "Ditadura", a soltura de presos políticos em troca da vida do sequestrado embaixador da Suíça, mantido por eles em cativeiro. Trinta presos são soltos e a "repressão" aumenta a perseguição aos guerrilheiros, comandadas por um general do Exército e o delegado civil Flores (referência ao delegado da vida real Fleury), que se apresenta como o matador de Marighella e outros "subversivos" e não hesita em torturar seus prisioneiros para obter informações. Os dirigentes do grupo de Lamarca querem que ele saia do Brasil, mas ele não aceita. Lamarca vai então para a Bahia, acompanhado da amante e também militante Clara, para se encontrar com os aliados da guerrilha Zequinha e seus irmãos. Eles o escondem em um sítio no interior do estado. Enquanto espera para se encontrar com os demais guerrilheiros para organizarem um levante rural, Lamarca lembra de momentos do seu passado, da experiência marcante de quando serviu como soldado da ONU no Canal de Suez que o fez se revoltar contra os "capitalistas", da sua mulher e filhos que enviara para Cuba e do campo de treinamento de guerrilheiros que criara no Vale do Paraíba em São Paulo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamarca


BATISMO DE SANGUE - Helvécio Ratton - 2006
Sinopse:
No dia 31 de março de 1964, os militares chegaram ao poder no Brasil através de um golpe de estado, implantando uma ditadura que durou até 1985 e colocou fim ao mandato do presidente João Goulart (Jango), que por sua vez havia assumido o cargo após a renúncia de Jânio Quadros, ambos eleitos democraticamente em 1960.
Em 1968, o então presidente Arthur da Costa e Silva promulgou o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou mandatos de deputados, senadores, prefeitos e governadores, fechou o Congresso Nacional por tempo indeterminado e proibiu reuniões e manifestações públicas, entre outros abusos contra os direitos democráticos dos cidadãos brasileiros.(...)http://www.cranik.com/critica_batismodesangue.html



O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS - Cao Hamburger-2006
Sinopse:
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...