Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcança um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.
De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogues, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens e inclusive textos.
Exemplos recentes de sucesso do marketing viral
Carro de F-1 passeia pelas ruas de São Paulo
Estratégia na qual o fundador da Red Bull fornecia suas bebidas energéticas a alunos populares de faculdades (formadores de opinião) e os incentivava a realizarem festas, divulgando o produto.
Skynet Research Site sobre uma empresa fictícia feito pela Warner Bros. para promover o filme Terminator Salvation
[editar] Ligações externas
Artigo sobre marketing viral na Web
Blog sobre MARKETING VIRAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário