sábado, 10 de outubro de 2009

ENSINO UNIVERSITÁRIO A DISTÂNCIA PELA UNIVESP TV - ATÉ MARÇO DESTE ANO SÓ A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP HAVIA SIDO APROVADA PARA UNIVESP - MARÇO 2009

Cultura pede para relançar Univesp TV
André Cabette Fábio | Publicado em 19.03.2009 – 348 (mar/2009), universidade

Em reunião com o ministro das Comunicações Hélio Costa, o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, pediu permissão para que a Univesp TV seja relançada em caráter experimental. A fundação é a mantenedora da TV Cultura. A reunião marca o fim de uma crise entre as duas entidades que quase fez com que os transmissores digitais da TV Cultura fossem lacrados pela Polícia Federal. A Univesp TV é um dos alicerces do programa Univesp de ensino a distância – do qual a USP faz parte – e havia ido ao ar nas últimas semanas sem a autorização do Ministério das Comunicações.

O canal educativo foi ao ar no dia oito de março, atropelando resolução do Ministério das Comunicações (MC) do dia 27 de fevereiro. O ministro Hélio Costa anunciara que as redes de TV que não respondem diretamente ao Governo Federal deveriam esperar por regulamentação para lançarem sua programação digital. Com a tecnologia digital, cada canal poderá lançar outros quatro. A regulamentação deve sair até meados de maio, enquanto isso apenas canais estatais como a TV Brasil e a TV Senado podem realizar a chamada “multiprogramação”.

O lançamento da Univesp TV, juntamente com outro canal digital, o Multicultura, gerou um mal-estar que culminou com uma decisão do Ministério das Comunicações no dia 11 de março, estabelecendo um prazo de 48h para que a TV Cultura retirasse os canais do ar, sob pena de ter seus transmissores digitais lacrados pela Polícia Federal. A situação só foi regularizada na última sexta-feira, dia 13, quando os transmissores foram finalmente desativados. Uma nova reunião foi programada para o último dia 17, quando foi pedido o relançamento da Univesp TV.
Histórico

A Univesp chegou à USP com um protocolo de intenções assinado pela reitora Suely Villela em abril do ano passado. Em dezembro, uma proposta para a implantação do programa foi submetida ao Conselho de Graduação (CoG). Representantes discentes presentes na reunião comentam que a Univesp passou apenas pelo Conselho de Orçamento e Patrimônio, não sendo submetida ao Conselho Universitário. A votação apertada – 17 votos favoráveis e 15 abstenções – abre a possibilidade de um vestibular já no semestre que vem.

O anteprojeto do programa destaca que há cerca de 60 mil professores sem curso superior no ensino público paulista. Espera-se que sejam criadas 5 mil vagas de licenciatura somente neste ano.

Até agora, Licenciatura em Ciências é o único curso da USP aprovado para Univesp.

FONTE:  http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2009/03/cultura-pede-para-relancar-univesp-tv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...