domingo, 2 de novembro de 2008

TOP 5- VERSOS MAIS GENIAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA( POR: LAURA ASSIS)(clique aqui)

1) FABULA DE ANFION

(João Cabral de Melo Neto)

Escondendo a sua obsessão pela metalinguagem atrás de uma pseudo-fábula, João Cabral consegue na "Fábula de Anfion" sintetizar toda sua proposta poética.É nesse poema que encontramos a união perfeita entre o deserto(uma metáfora para a folha em branco) e a melodia (que representa todo o fazer poético em sua mais delicada perspectiva).

Definir Cabral é fácil: GÊNIO



"Diz a mitologia

(arejadas salas, de

nítidos enigmas

povoadas, mariscos

ou simples nozes

cuja noite guardava

à luz e ao ar livre

persiste, sem se dissolver)

diz, do aéreo

parto daquele milagre:



Quando a flauta soou

um tempo se desdobrou

do tempo, como uma caixa

de dentro de outra caixa."



2)TABACARIA

(Álvaro de Campos)

Fernando Pessoa definitivamente é um caso a parte. Toda a sua vasta

produção poética, incluindo a de seus heterônimos, mantém uma

qualidade vista pouquíssimas vezes na literatura.

Muitos de seus poemas poderiam estar aqui, escolhi esse porque desde

a primeira vez que o li achei de uma genialidade espantosa.

Confesso que foi o mais difícil, pois selecionar apenas alguns versos

dele é ser injusto com a beleza de todos os outros. Uma obra prima do

começo ao fim.



"Fiz de mim o que não soube

E o que podia fazer de mim não fiz.

O dominó que vesti era errado.

Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.

Quando quis tirar a máscara,

Estava pegada à cara.

Quando a tirei e me vi ao espelho,

Já tinha envelhecido.

Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.

Deitei fora a máscara e dormi no vestiário

Como um cão tolerado pela gerência

Por ser inofensivo

E vou escrever esta história para provar que sou sublime."



3) CAMPOS DE FLORES

(Carlos Drummond de Andrade)

Dizem os boatos que Drummond escreveu esse poema para sua amante. Faz sentido, visto seus últimos versos. Escolher uma estrofe desse foi dificílimo também, ele é altamente inspirado do começo ao fim.

Apesar de ter ficado em terceiro, leva o um outro título: O mais belo poema

de amor já escrito em Língua portuguesa.



"E o tempo que levou uma rosa indecisa

a tirar sua cor dessas chamas extintas

era o tempo mais justo. Era tempo de terra.

Onde não há jardim, as flores nascem de um

secreto investimento em formas improváveis."



4) (Paulo Henriques Britto)

Se hoje em dia sou leitora e admiradora da poesia de Paulo Henriques Britto, devo isso a esse poema.

Ele foi o primeiro dele que li, antes mesmo de conhecer o autor e, desde essa

primeira leitura, me impressiona a aparentes simplicidade que esconde na verdade uma intricada construção metafórica.

Tenho uma impressão parecida com a que tenho quando leio Rubem Fonseca: a linguagem parece simples, mas quando se observa atentamente nota-se que é uma simplicidade mais poética do que qualquer rebuscamento.



"Que ninguém nos ouça: guarda esse escafandro, meu filho. Só o raso é cool. A dor é Kitsch."



5) VOZES D'ÁFRICA

(Castro Alves)

Só a brilhante escolha de colocar o próprio continente africano como eulírico nessa poesia já valeria seu lugar nessa lista. Mas Castro Alves fez mais: construiu um belo poema, denunciando os horrores da escravidão e criticando a sociedade da época. Tudo isso sem perder o lirismo. Nem só de modernistas e contemporâneos vive a poesia...



"Basta, Senhor! De teu potente braço

Role através dos astros e do espaço

Perdão p'ra os crimes meus!

Há dois mil anos... eu soluço um grito...

Escuta o brado meu lá do infinito...

Meu Deus! Senhor, meu Deus!..."


*POSTADO POR ZARATUSTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...