sábado, 8 de novembro de 2008

OBAMA E SUA AVÓ PATERNA NO QUÊNIA (FOTO)




















Quênia decreta feriado nacional e comemora a vitória de Obama
06/11/08
NAIRÓBI (AFP) — O presidente queniano, Mwai Kibaki, decretou feriado nacional nesta quinta-feira no país para celebrar a eleição histórica à presidência dos Estados Unidos de Barack Obama, cujo pai era queniano.
"O presidente Kibaki enviou uma mensagem de felicitação ao presidente eleito Barack Obama", afirma um comunicado oficial.
"O presidente Kibaki decretou amanhã, 6 de novembro, feriado para que os quenianos possam celebrar a conquista histórica do senador Obama e de nosso país", acrescenta a nota.
"A vitória do senador Obama é a vitória de nosso país, por suas raízes, aqui no Quênia", afirmou Kibaki, segundo o texto.
Na aldeia de Kogelo, onde vive a avó paterna de Obama, a multidão que durante toda a noite acompanhou o desenvolvimento da eleição americana em um telão gigante recebeu a notícia da vitória de Obama com gritos e emoção.
"O senador Obama é nosso novo presidente. Deus respondeu a nossas orações", comentou um pastor.
"Esta vitória faz com que nos sintamos realmente bem", afirmou, Roselyne Ayaro, que exibia uma foto de Barack Obama.
Sarah Obama, a avó paterna do novo presidente, é a terceira esposa do avó de Obama. Apesar de não haver vínculos biológicos, Obama a considera com sua avó.
Em Nairóbi, dezenas de pessoas se reuniram na esplanada de um centro de conferências da cidade dançando ao ritmo de reggae e aos gritos de "Yes, we can" assim que souberam a notícia.
"Nós desejamos 'baraka! (bênção em língua suaíli). Ele trará bênçãos e esperança para todo o mundo", afirmou o pastor Danson Mwangoto, de 44 anos.
"Estou muito feliz, isso é histórico e estamos orgulhosíssimos", afirmou o empresário Luke Seurey, de 28 ano, que viajou a noite toda de Mombasa (sudeste) a Nairóbi para participar na festa.
"Pela primeira vez os americanos reconheceram a importância dos negros", acrescentou.
"Obama conseguiu superar todos os obstáculos, especialmente a cor de sua pele, e o fato de ir contra o establishment político nos Estados Unidos", afirmou, entusiasmado, Victor Adundo, um advogado de 24 anos.
Na favela de Nairóbi, Kibera, onde vive uma grande comunidade luo - a etnia do pai de Obama -, grupos de jovens também festejaram a novidade com tranqüilidade.
No início de 2008 foram registrados terríveis atos de violência entre as comunidades luo e kikuyu de Kibera depois da impugnação dos resultados das eleições presidenciais quenianas.
Reagan Onyango, de 25 anos, exibindo uma bandeira americana, comentou que "os políticos quenianos têm muito o que aprender com Barack Obama, especialmente em termos de democracia e sabedoria".
"Aqui, as comunidades consideram as eleições de forma diferente. Lá, todo mundo estava a favor de Obama, nada tinha a ver com etnias", destacou, enquanto, em seu rádio portátil, se ouvia canções em homenagem a Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...