quarta-feira, 4 de julho de 2018

TamoJuntas - assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência.


http://tamojuntas.org.br/

TamoJuntas - assessoria multidisciplinar  gratuita para mulheres em situação de violência. 
 
Quem Somos
A organização TamoJuntas presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência. Esse é o principal objetivo do coletivo, que surgiu em abril de 2016 dentro do âmbito da campanha #MaisAmorEntreNos, iniciada no Facebook, cuja intenção principal é criar uma corrente de ação autogerida de solidariedade entre mulheres. Além da assessoria jurídica, a organização TamoJuntas visa o fortalecimento das mulheres a partir de conhecimento, com divulgação de conteúdos sobre direitos da mulher através das redes sociais e em eventos.
O surgimento do TamoJuntas foi motivado por um post da advogada Laina Crisóstomo no Facebook. Em sua página pessoal, ela ofereceu assessoria jurídica para atender uma mulher vítima de violência doméstica por mês, gratuitamente. Logo após a enorme repercussão do post (6 mil curtidas e quase 5 mil compartilhamentos) ela ganhou o apoio de mais duas advogadas: Carolina Rola e Aline Nascimento.
A grande demanda pelos serviços prestados e a gravidade dos casos atendidos demonstrou a necessidade de oferecer uma atenção multidisciplinar. Foi assim que, a partir de um convite para que novas voluntárias se unissem, psicólogas, assistentes sociais e outras advogadas de todo o Brasil ofereceram serviços voluntários. Atualmente há 70 (setenta) voluntárias em todo o país, sendo 30 (trinta) em Salvador, onde o TamoJuntas surgiu. A TamoJuntas está nos seguintes lugares:
Nordeste Norte Sul Sudeste Centro-Oeste
Bahia: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Vitoria da Conquista e Bom Jesus da Lapa
Sergipe: Aracaju
Alagoas: Maceió
Pernambuco: Recife
Ceará: Fortaleza
 Rio Grande do Norte: Natal
Piauí: Teresina
Maranhão: São Luis
s
Amazonas: Manaus
 Pará: Belém
 Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Portão e Bagé
 Paraná: Curitiba e Londrina
 Santa Catarina: Florianopolis
 
São Paulo: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Cachoeira Paulista   Rio de Janeiro: Rio de Janeiro

Minas Gerais:
Belo Horizonte

 Espirito Santo: Vila Velha
 Distrito Federal: Brasilia 


No ano de 2016 a organização realizou 7 (sete) Mutirões de Atendimento Lei Maria da Penha em Salvador com temáticas de Julho das Pretas, 10 anos da Lei Maria da Penha, Violência contra as Mulheres LBT, Saúde e Violência contra as Mulheres, Feminicidio das Mulheres Negras e Direitos Humanos e Humanas Sem Direitos com cerca de 750 mulheres atendidas. Realizamos também um curso em plataforma Moodle a distância com participação de 693 mulheres de todos os Estados do Brasil com a temática de Violência de Gênero: Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais.
Já no ano de 2017 realizou uma Roda de Dialogo sobre a temática Feminismo e Religiosidade com a participação de cerca de 70 mulheres de diversas profissões de fé. Foi realizada a I Conferencia Nacional de voluntárias TamoJuntas com voluntarias de 13 Estados do país reunindo cerca de 70 mulheres. Foi feito um curso Direito e Gênero: Lei Maria da Penha na Prática em parceria com a Escola Superior da Advocacia com participação de 55 advogadas e estudantes de Direito. No dia 12/05 a TamoJuntas completou um ano de existência realizando um grande Ovulário na Escola superior da Advocacia sobre temas diversas sobre Feminismo e direitos das mulheres com a presença de cerca de 150 mulheres e o mutirão de aniversario no dia 13/05 em Cajazeiras 11 discutindo Justiça e Direitos das mulheres para cerca de 75 mulheres e o II Ovulário com a presença de cerca de 100 pessoas.

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...