sábado, 14 de julho de 2018

Sequelados da ditadura civil e militar - Brasil



Foi em 1968 que Paulo Freire escreveu "Pedagogia do Oprimido", seu livro mais conhecido pelo mundo! 
Em 1968 eu tinha 10 anos e já sentia a encrenca que o Brasil passava com a ditadura civil e militar.
Muitas sequelas ficaram, em mim e para a maior parte das pessoas que tiveram de frequentar escolas e universidades naqueles tristes tempos! E os que nem frequentavam escolas na época... o que teria ocorrido com suas cabeças? teriam sido lobotomizados e nem perceberam?
A opressão é a coisa pior que o ser humano inventou, é ferramenta do fascismo, a pior delas!
Uma das sequelas que tenho até hoje, teve reforço na época da faculdade. Havia a matéria Organização Social e Política, similar a Educação Moral e cívica que tínhamos no ginasial, atual ensino fundamental ou básico, nível 2. O professor desta matéria adotava um único livro e propunha que fizéssemos o seguinte: recortar noticias de jornais ou revistas e colar numa pasta, isto durante o semestre todo e no final apresentássemos tal pasta. Muitos não faziam nada disto, e chegando ao final do semestre ficavam desesperados para completar tal tarefa esdrúxula... então, corriam a ficar pedindo recortes aos outros, ou buscando jornais antigos para fazer tais recortes. Se os estudantes haviam lido ou não os tais recortes, ou se só tinham lido os títulos, não importava ao professor.
Como dizia Paulo Freire, "os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem".
No entanto, o que ficou destas propostas indecentes e de tudo relativo a esta não educação dos tempos da ditadura, foi que o caráter do povo foi deformado, oprimido, as pessoas sentiram que só a alienação seria possível pra que elas pudessem sobreviver com alguma paz! Mas que paz? que preço vergonhoso teve esta paz? O povo brasileiro não conseguiu aprender nem de leve o que seria cidadania! Não aprendeu nada que fosse humanizador, não, não conseguiu nem vislumbrar o que seria união, o que seria tomar partido de até... um familiar, não, a covardia inundou a todos.
E o que estes pais, avôs, bisavôs, que eram as crianças, os jovens e os adultos da época da ditadura, poderiam transmitir de significativo a estas gerações atuais? nada ou quase nada.Da minoria que se revoltava... muitos morreram...outros sofreram muito, porque inclusive sofreram sozinhos, sem o apoio da massa alienada e oprimida.
Os colegas de faculdade que assim como eu, quase nem liam as tais matérias de jornal, (que passavam pela censura dos militares), ficaram talvez para sempre se sentindo incapazes de compreender muitos fatos que ocorriam na época e até hoje se eximem de tentar entender de verdade o que ocorreu e o que hoje ocorre! E assim a raiz da alienação inserida lá na década de 70 até hoje surte bom resultado aos propósitos indecentes e fascistas dos militares e da invasão imperialista...opa, ou seria invasão cultural militar imperialista!?

Nadia Gal Stabile - 14 07 2018












INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...