segunda-feira, 26 de junho de 2017

Ópera "O Guarani" - Carlos Gomes





https://www.youtube.com/watch?v=Zq6PW5TyG1A






https://www.youtube.com/watch?v=Phz55sYA80U

Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=cYIhES5ZcB0

Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=-KTyJ3heuKs

Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=K7ERQz1hHPA


O Guarani (originalmente: O Guarany - Romance Brasileiro) é um romance escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim. No dia 1 de janeiro 1857 é publicado o capítulo inicial do romance no Diário do Rio de Janeiro, para no fim desse ano, ser publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim.
A obra fez de José de Alencar um autor reconhecido. Foi republicada por diversas editoras e, atualmente, encontra-se em domínio público. [1](...)


Adaptações

Ópera

O Guarani foi adaptado a ópera por Carlos Gomes em 1870[4].

Cinema

Foi adaptado a cinema pela primeira vez em 1912, num filme mudo hoje considerado perdido. Em 1979 foi novamente adaptado, num filme a cores sonoro, realizado pelo cineasta Fauzi Mansur e estrelado por David Cardoso. Em 1991 foi adaptado a minissérie pela hoje inexistente cadeia de televisão TV Manchete. Até ao momento a última adaptação ao cinema foi em 1996, realizado por Norma Bengell. Praticamente todas as adaptações ao pequeno e ao grande ecrã fazem uso de música da ópera de Gomes, em maior ou menor grau.(...)
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Guarani



 https://www.bn.gov.br/explore/destaques-do-acervo/guarani-carlos-gomes

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...