quinta-feira, 1 de junho de 2017

O Ponto de Mutação - filme completo




https://www.youtube.com/watch?v=tQlOIa80w5Y


https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Ponto_de_Muta%C3%A7%C3%A3o

O O Ponto de Mutação é um livro de Fritjof Capra publicado em 1983.
O nome do livro foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.
É um livro que permite a desconstrução de paradigmas antigos. O método reducionista, científico ou mecânico, reduz as potencialidades da realidade. As novas descobertas da física quântica abrem o campo psíquico ao nos mostrar um novo mundo de possibilidades a partir da consciência da sincronia dos acontecimentos e outros fatores, antes incríveis, e hoje provados cientificamente como a influência do observador no resultado do experimento. A nossa visão altera os acontecimentos.
O livro relata como as mudanças intensas e crises que o planeta e a humanidade estão passando são mutações energéticas de efeitos universais. Antes, no mundo antigo (chamemos assim tudo o que já não representa a atualidade e a nova energia), a concepção era predominantemente YANG - energia masculina ... e desta energia surge o patriarcado e capitalismo e todo os métodos de dominação e exploração que quase devastaram o planeta. O excesso de energia YANG - agressiva, de dominação , trouxe muitos avanços, mas permitiu a repressão do lado YIN (hemisfério direito do cérebro-lado esquerdo do corpo-intuição), conduzindo-nos em um sistema de crenças que causou o desmatamento massivo das matas, florestas, e poluições de rios, escravidão humana e animal, reduzindo em muito a qualidade de vida no planeta, com a poluição e devastação ambiental.
Com a chegada deste ponto crítico (crise=transformação=mutação) as mudanças energéticas para a energia YIN - feminina, representada pelo feminismo, pela ecologia pela cooperação são, não apenas algo necessário, como também natural. Assim, a valorização de aspectos humanos que antes haviam estado ocultos ou reprimidos (a energia feminina está dentro de cada um de nós) relacionados a integração com o próximo e com o meio, nos permitirá viver novos tempos em que a sensibilidade e a visão de nossos corpos como campos de energia habitados pela consciência trará mais harmonia entre todos. É a mudança de paradigmas imprescindível para que cheguemos a construir um mundo com mais igualdade.
Com muita precisão o autor relata como estas duas polaridades presentes na matéria (dia-noite, luz-escuridão, quente-frio, prazer-sofrimento) se contrapõe e alternam em ciclos, e esta alternância serve evoluir nossas percepções e permitirmos chegar à mais elevada consciência da Unidade , que é a essência por detrás de todas as aparentes contradições.
A nova concepção de mundo proposta pela física quântica e pelo movimento da Nova Era - New Age é de uma realidade expansiva não sendo possível assim captá-la em conceitos e prisões mentais. É uma visão muito libertadora capaz de transformar o mundo e imprescindível para que as próximas gerações possam desfrutar da vida no Planeta Terra. Já não haverá tantas divisões dogmáticas e o conhecimento passa a ser transdisciplinar e holístico.

Ver também


INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...