A mecânica quântica faz parte da física moderna e veio para revolucionar a chamada “física newtoniana”, trazendo novas noções de energia, matéria e causalidade. Computadores, DVDs e CDs, que contam com chips e lasers, por exemplo, são tecnologias baseadas na mecânica quântica.

No caso das correntes elétricas, por exemplo, foi com a teoria quântica que John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley inventaram o transistor em 1947. Esse aparelho viabilizou o aparecimento dos microcomputadores modernos. Tudo que usa chip - de telefones celulares a cartões magnéticos - baseia-se na teoria quântica.


Usinas nucleares (que usam a quântica junto com a relatividade), resistências elétricas e filamentos de lâmpadas incandescentes, além das lâmpadas fluorescentes, também são exemplos de tecnologias baseadas na mecânica quântica.

Basicamente, a mecânica quântica trabalha os conceitos de:

- quantização da energia: ao contrário do que se pensava antes de criação da física moderna, a quantização da energia diz que ela não é sempre contínua; há casos em que apenas alguns valores específicos são permitidos;

- salto quântico: para passar de um nível permitido para outro, a partícula não pode passar pelas energias intermediárias. Por isso, deve dar um "salto quântico";

- dualidade onda-partícula: as partículas (incluindo fótons de luz) têm comportamento dual, ou seja, comportam-se como ondas enquanto estão transitando pelo espaço, mas podem comportar-se como corpúsculos quando interagem com a matéria;

- indeterminismo: na mecânica quântica são previstos probabilidade e médias. Por isso, não há instrumentos teóricos para fazer previsões precisas sobre eventos individuais.

Tem mais alguma dúvida de Física ou de qualquer outra matéria? Procure o Professores de Plantão, onde você encontra tutores capacitados à disposição e escolhe a melhor forma de gastar seus créditos. Experimente!  

www.professoresdeplantao.com.br