terça-feira, 9 de setembro de 2014

186 ANOS DE TOLSTÓI - EM TEMPOS DE FANATISMOS RELIGIOSOS SERÁ BOM LER TOLSTÓI

9 de Setembro de 2014 - 186 anos de Tolstói, um dos maiores escritores além de inovador educador libertário, tendo fundado a escola Iásnaia Poliana, para filhos de camponeses.
O livro "O Reino de Deus Está em Vós", https://we.riseup.net/assets/160463/1249581-Leon-Tolstoy-O-Reino-De-Deus-Esta-Em-Vos.pdf  - é o livro menos conhecido de Tolstói e o que ele considerava o mais importante. Veja este trecho : 
 http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=16428&cod_canal=85
(...)Para nós teólogos conta especialmente o livro O Reino de Deus está em vós escrito depois de terrível crise espiritual quando tinha 50 anos (1878). Frequentou filósofos, teólogos e sábios e ninguém o satisfez. Foi então que mergulhou no mundo dos pobres. Foi ai que redescobriu a fé viva “aquela que lhes dava possibilidade de viver”. Tolstói considerava esta obra a mais importante de tudo o que escreveu. Seus famosos romances tinha-os, como confessa no Diário de 28/20/1895, “conversa fiada de feirantes para atrair frequeses com o objetivo de lhes vender depois outra coisa bem diferente”. Levou três anos para terminá-la (1890-1893). Saiu no Brasil pela Editora Rosa dos Tempos (hoje Record) em 1994, com bela introdução de Frei Clodovis Boff, mas infelizmente esgotada.(...)
 


Este livro ficou desaparecido por 100 anos e Tolstói foi excomungado pela igreja ortodoxa russa por suas ideias contidas nele. Gandhi foi muito influenciado por Tolstói  com  relação a filosofia da não-violência.

Ler este livro hoje, talvez seja muito bom para aqueles que se encontram enroscados nas teias do fanatismo religioso e para os que querem entender o Cristianismo.

Nadia Gal Stabile - 09 09 2014 

LIVRO :"TOLSTÓI, A BIOGRAFIA"- ROSAMUND BARTLETT - http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4980378?PAC_ID=126185


 TOLSTÓI INAUGURA A BIBLIOTECA PÚBLICA IASNAIA POLIANA- 1909 - http://libertariosufpel.blogspot.com.br/2014/05/leon-tolstoi-o-educador-libertario-dos.html
(...) O trabalho pedagógico do grande escritor russo teve inicio com a primeira escola criada por ele para os camponeses e seus filhos na propriedade rural chamada Iásnaia Poliana, em 1859. Essa experiência serviu como pontapé inicial de modelo de ensino inovador para a época que seria multiplicado com a construção de várias outras escolas rurais criadas pelo escritor na região. Conforme a biógrafa Rosamundo Bartlett, na mais recente biografia de Tolstói(lançada no Brasil em 2013), o escritor assumiu para si, como objetivo de sua vida a educação dos camponeses. "Como os populistas, Tolstói começou a ver os camponeses como a melhor das classes sociais da Rússia e o futuro do país, e quando a servidão foi por fim abolida ele se lançou à tarefa de ensinar as crianças camponesas a ler e escrever(Bartlett,2013, p. 20).(...)


*Fonte de algumas imagens a seguir : León Tolstói: O educador libertário dos camponeses, por Paulo Marques - http://libertariosufpel.blogspot.com.br/2014/05/leon-tolstoi-o-educador-libertario-dos.html



























SINOPSE DO LIVRO : O REINO DE DEUS ESTÁ EM VÓS - TOLSTÓI

 http://www.sinopsedolivro.com/2011/11/o-reino-de-deus-esta-em-vos.html

“Escrever tornou-se para mim uma necessidade diante de Deus.”
Trecho do diário de Liev Tolstói, em 28/10/1895

“A leitura de O reino de Deus está em vós me curou do ceticismo e fez de mim um firme seguidor da não violência.” Mahatma Gandhi
Um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX, Liev Tolstói publicou os romances Guerra e paz e Anna Karenina, obras que o consagraram no meio literário. Na idade madura o escritor tornou-se um pacifista e seus textos questionavam a Igreja e as formas de governo, pregando uma vida simples e em comunhão com a natureza. Tolstói defende neste livro a ideia de que o cristianismo não é uma doutrina abstrata, mas uma proposta prática para a vida. Logo depois de lançado, em 1894, O reino de Deus está em vós  gerou tanta polêmica que foi vetado pelo czar, e seu autor excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa. O livro desapareceu por cem anos. Sua neta Tania Tolstói empenhou-se em republicá-lo em 1988 na Europa, e incluiu a seguinte mensagem na edição: “Espero que muitos o leiam e que esta leitura os ajude a viver nessa nossa época tão atormentada.”
Liev Tolstói (1828-1910) nasceu em 1828, em Iásnaia-Poliana, na Rússia. Em 1843, iniciou o curso de letras e direito na Universidade de Kazan. Depois de formado, passou um período em Moscou e logo se alistou na guarnição do Cáucaso, seguindo o irmão, oficial do Exército russo. Seu primeiro livro, Infância, foi publicado em 1852 e alcançou grande êxito. Tolstói abandonou a carreira militar na década de 1850 para viver em sua propriedade rural e dedicar-se à literatura. Em 1865, começou a escrever Guerra e paz, no qual aborda as guerras napoleônicas e traça um quadro da sociedade russa do início do século XIX. Com o passar do tempo, seu interesse se voltou para a religião. O escritor considerava  irracionais alguns dos conceitos mais caros àquela Igreja. Faleceu aos 82 anos, na estação ferroviária de Astapovo, após fugir de casa para isolar-se em um mosteiro. Um dos principais nomes da literatura russa, também é autor de A morte de Ivan Ilitch e A sonata a Kreutzer, entre outros.

Para outras informações e opiniões de outros leitores sobre o livro O Reino de Deus Está Em Vós, acesse www.sinopsedolivro.net/livro/o-reino-de-deus-esta-em-vos.html
Autor: Liev Tolstói
Editora: Edições Bestbolso
ISBN: 8577992322
Formato: 12x18
Número de Páginas: 336

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...