sexta-feira, 9 de abril de 2010

SP faz "Dia D" contra a gripe suína e abre todos os pontos de vacinação amanhã

09/04/2010 - 13h46

da Reportagem Local

O Estado de São Paulo vai intensificar a campanha de vacinação contra a gripe suína neste sábado, com a instalação de mais de mil postos volantes que estarão distribuídos em shoppings, supermercados, igrejas, escolas e outros estabelecimentos.

Clínicas particulares terão vacina na semana que vem
Campanha já vacinou 1 milhão em SP
Eficiência da vacina é de até 90%, diz infectologista
Brasil registra 36 mortes por gripe suína neste ano

Segundo informações da secretaria, os 1.604 postos volantes funcionarão apenas amanhã para intensificar o trabalho que já é feito regularmente por 3.840 postos de vacinação fixos espalhados por todo o Estado. Veja aqui os endereços dos postos de vacinação na região metropolitana.

Nesta intensificação da campanha vai contar com mais de 33 mil profissionais de saúde e 2.700 carros. Poderão ser vacinados os grupos prioritários convocados na segunda e terceira etapas da campanha, em andamento atualmente. São eles: doentes crônicos, as gestantes, os adultos com idades entre 20 e 29 anos e crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos.

"Esse Dia D é uma oportunidade muito importante para aqueles que, por trabalharem durante a semana, não encontram tempo para se deslocarem até os postos de vacinação. A proteção contra a gripe é essencial nesse momento", explica o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Balanço

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um balanço preliminar nesta sexta, que aponta que, até ontem (8), 3,26 milhões de pessoas já tinham sido imunizadas contra a gripe suína em todo o Estado.

Só na cidade de São Paulo, cerca de 930 mil pessoas receberam a vacina. Foram vacinados 633,8 mil trabalhadores da saúde, um milhão de doentes crônicos, 673,6 mil crianças com mais de seis meses e menores de dois anos, 291 mil gestantes e 5.000 índios.

Após o encerramento dessas etapas, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u718597.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...