quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PIETER BRUEGHEL - (clique na imagem) SARAU PARA TODOS INVADIDO POR BRUEGHEL - 13/10/09

Nome da obra :"A Luta entre Carnaval e Quaresma"
















Pieter Brueghel, "O Velho" (Breda, 1525/1530Bruxelas, 9 de setembro de 1569) foi um pintor Flandres, célebre por seus quadros retratando paisagens e cenas do campo.
Pieter Brueghel, conhecido como Pieter Brueghel, "O Velho" (para distinguí-lo de seu filho mais velho), foi o primeiro de uma família de pintores flamengos. Assinou como Brueghel até 1559, depois seus filhos retiraram o "h" do sobrenome.
"O Velho", considerado um dos melhores pintores Flandres do século XVI, é o membro mais importante da família. Provavelmente nasceu em Breda, nos Países Baixos (popularmente conhecida como Holanda[1]).
Foi admitido como mestre na guilda de São Lucas com 26 anos, em 1551, e aprendiz de Coecke Van Aelst, artista de Antuérpia, escultor, arquiteto e "designer" de tapeçarias e vitrais. É nesta altura que Brueghel viaja para a Itália, onde produz uma série de pinturas, a maior parte das quais representando paisagens. Sua primeira obra assinada e datada foi produzida em Roma, em 1553.
Em 1553, se estabeleceu em Antuérpia e dez anos depois mudou para Bruxelas permanentemente. Casou-se com Mayken em 1563, filha de Van Aelst, seu mestre.
Por sua indescritível personalidade, salienta-se Peter Brueghel, o Velho; também conhecido como Brugel, O camponês; para distingui-lo de outros membros da dinastia Brueghel. Desde 1559 ele largou o ‘h’ de seu nome e assinatura iniciou suas pinturas como Bruegel.
Viajou pela Itália para aprender a forma de pintar dos renascentistas permanecendo , como interno, uma temporada no atelier de um professor siciliano.
Foi um pintor de multidões e de cenas populares, com tal vitalidade que transborda do quadro. Além da sua predileção por paisagens, pintou quadros que realçavam o absurdo na vulgaridade, expondo as fraquezas e loucuras humanas, que lhe trouxeram muita fama. A mais óbvia influência sobre sua arte é de Hieronymus Bosch, em particular no início dos estudos de imagens demoníacas, como o "Triunfo da Morte" e "Dulle Griet". Foi na natureza, no entanto, que ele encontrou sua maior inspiração, sendo identificado como um mestre de paisagens. Ele é muitas vezes creditado como sendo o primeiro pintor ocidental a pintar paisagens para as suas próprias razões, e não como um pano de fundo histórico de pinturas.
Retratava a vida e costumes dos camponeses, sua terra, uma vívida descrição dos rituais da aldeia, da vida, incluindo agricultura, caça, refeições, festas, danças e jogos. Suas paisagens de inverno de 1565 (por exemplo "Caçadores na Neve") são tomados como provas corroborativas da gravidade dos invernos durante a Pequena Era Glacial.
Utilizando abundante espírito cômico e poder, criou algumas das primeiras imagens de protesto social na história da arte. Exemplos incluem pinturas como "A luta entre Carnaval e Quaresma" (uma sátira dos conflitos da Reforma).
 FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pieter_Bruegel_o_velho

VEJA MAIS OBRAS DE BRUEGHEL AQUI : http://www.ricci-arte.biz/pt/Pieter-Bruegel-the-Elder.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...