quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AS CAPIVARAS DO RIO PINHEIROS -SÃO PAULO


(...)Segundo funcionários do Projeto Pomar que administra a revitalização das margens do Rio pinheiros não é só a capivara que decidiu voltar para a capital “Com a remoção do lixo e o corte do mato, as equipes de trabalho acabaram fazendo várias descobertas. A mais importante é que a vida resiste a toda degradação do rio e das marginais.
Capivaras, gaviões, quero-quero, garças africanas, cobras, ratões do banhado e até um jacaré sobrevivem ao longo do Pinheiros, aumentando as esperanças de salvação do rio, futuramente”.(...)
FONTE : http://capivarapaulistana.blogspot.com/2008/01/capivara-deusa-do-rio-pinheiros.html

Poluição do Pinheiros não prejudica capivaras

Quem passa pela marginal do rio Pinheiros, em São Paulo, fica surpreso com a quantidade de capivaras que vivem por lá. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, são dois grupos grandes provenientes do Parque Guarapiranga e do rio Tietê. Não se sabe ao certo como e por que elas foram viver lá, mas as capivaras começaram a ser notadas depois da realização do Projeto Pomar (agora chamado Pomar Urbano), que reflorestou a área.(...)
(...)No local, elas encontram um ambiente tranqüilo para a procriação, já que não há predadores naquela região. A secretaria não soube informar o número exato de animais que vivem no Pinheiros hoje. As capivaras procriam rapidamente e a cada ninhada pode nascer mais de seis filhotes.
Atualmente, a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com empresas privadas, está trocando a mureta que separa a margem do rio da pista da Marginal Pinheiros. Isso por que algumas capivaras já escaparam e foram atropeladas. Além disso, elas poderiam causar acidentes, já que o movimento na pista é intenso e a velocidade permitida no local é alta.
Outro perigo enfrentado pelas capivaras é a caça ilegal. A secretaria alerta que a prática é crime ambiental e inafiançável. Quem visita o Pomar Urbano na marginal do Rio Pinheiros, com freqüência consegue ter contato com esses animais.
FONTE : http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3051676-EI238,00.html

3 comentários:

  1. AMO A CAPIVARAS, NADIA...AQUI NO MEU PARQUE EM FRENTE DE CASA ELAS APARECEM DE NOITE...MAS TINHA QUE FALAR DE NICODEMO...AMIGO, JORNALISTA, BATALHADOR...ÉTICO...BEIJOS...

    ResponderExcluir
  2. em Curitiba, no parque Barigui, bem como em varios dos inumeros parques da cidade, as capivaras proliferaram tanto que começam a causar problemas. nos condominios vizinhos, os moradores exasperados com o excesso de dejeçoes, mau-cheiro, etc., estao bolando meios de contornar a lei que as protege. foi sugerido que se espalhasse por ai que carne de capivara é afrodisiaca. se isso pega...
    abraço da amiga da onça.

    ResponderExcluir
  3. ...mas pensemos um pouco....se as capivaras nas margens do rio pinheiros não possuem predadores naturais....e por isso resolveram viver por lá....e a hora que a população destes animais extrapolar o suportável!? e aí elas resolverem roer tudo o que aparecer pela frente!!!...???
    e como elas conseguem sobreviver consumindo aquela água imunda do rio pinheiros!? seriam elas como ratos gigantes...desses ratos imundos que vivem em esgotos? ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...