segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FILHOTE DE ANTA - ou TAPIR BABY (UMA HOMENAGEM A UM GRANDE MAMÍFERO SUL AMERICANO)






















A anta ou tapir, maior mamífero da América do Sul, é no entanto muito menor que seus parentes da África e da Ásia. Teorias recentes buscam a explicação para este fenômeno na última glaciação, quando a América teria secado demais para permitir a sobrevivência de animais de grande porte.
A anta chega a pesar 300 kg. Tem três dedos nos pés traseiros e um adicional, bem menor, nos dianteiros. Tem uma tromba flexível, preênsil e com pêlos que sente cheiros e umidade. Vive perto de florestas úmidas e rios: toma freqüentemente banhos de água e lama para se livrar de carrapatos, moscas e outros parasitas.
Herbívora monogástrica seletiva, come folhas, frutos, brotos, ramos, plantas aquáticas, grama e pasto. Pode ser vista se alimentando até em plantações de cana-de-açúcar, arroz, milho, cacau e melão. Passa quase 10 horas por dia forrageando em busca de alimento. De hábitos noturnos, esconde-se de dia na mata, saindo à noite para pastar.
De hábitos solitários, são encontrados juntos apenas durante o acasalamento e a amamentação. A fêmea tem geralmente apenas um filhote, e o casal se separa logo após o acasalamento. A gestação dura de 335 a 439 dias. Os machos marcam território urinando sempre no mesmo lugar. Além disso, a anta tem glândulas faciais que deixam rastro.
Quando ameaçada mergulha na água ou se esconde na mata. Ao galopar derruba pequenas árvores, fazendo muito barulho. Nada bem, e sobe com eficiência terrenos íngremes.
Emite vários sons: o assobio com que o macho atrai a fêmea na época do acasalamento, o guincho estridente que indica medo ou dor, bufa mostrando agressão e produz estalidos.(...)

VEJA MAIS EM : http://pt.wikipedia.org/wiki/Anta

Um comentário:

  1. nem sabia que a anta (ou pelo menos o filhote) era rajado e tao bonito. obrigada por tanta informaçao.
    mas sabe qual é o bicho que me fascina? que é uma espécie de forma abstrata, espécie de fantasma de sonhos primitivos? para mim é o tamandua. sera que o tamandua bandeira é verde-amarelo?
    abraço,
    Regina
    PS para dizer a verdade, acho que sempre confundi anta com capivara. esse povo do asfalto é de uma inguinorancia!....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...