sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Boletim Cátedra UNESCO José Reis - nº38 - Outubro de 2009 (CLIQUE AQUI PARA LER O BOLETIM)

CÁTEDRA UNESCO JOSÉ REIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ECA/USP

Outubro 2009 ---- boletim eletrônico nº38

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI -- Nesta edição:

Saudades de meu professor de jornalismo,o advogado e jornalista Nicodemo Spossato Neto
Glória Kreinz

Os 90 anos do mestre
Nicodemo Spossato Neto

Divulgação científica e poesia: Poeta do Orkut
“Até sempre” - Marcelo Roque

A relação entre ciência e arte
Irana Mariano

Filmadoras baratas pela pluralização dos curtas
Yuri Gonzaga

A surpresa do capitão
Leandro Stein

Lixo no espaço
Mariana Queen Nwabasili

NJR ATUALIDADES - Confira!

O uso da imagem na divulgação científica - Os cientistas
João Garcia

http://www.eca.usp.br/njr/catedra/

SAUDADES DE MEU PROFESSOR DE JORNALISMO, O ADVOGADO E JORNALISTA NICODEMO SPOSATO NETO
Glória Kreinz

Divulgação Científica

Em 1990 defendi minha tese de doutroramento e fui fazer parte da assessoria de imprensa de meu orientador o Prof. Dr. José Marques de Melo. O chefe da assessoria era o advogado e jornalista Nicodemo Sposato Neto, que já havia trabalhado no Estado de São Paulo e na Folha de S. Paulo, jornalista conhecido, por sua integridade e combatividade.
Nicodemo continuou assim até os dias de hoje, morreu, no dia 13/10, em reunião da Associação das Vítimas dos Loteamentos do Estado de São Paulo (Avilesp), da qual era presidente, lutando pelos direitos de moradores de condomínios, como lutou pela integridade da Reserva Ecológica do Morro Grande em Caucaia do Alto, região de Cotia.
Morreu durante uma reunião da Associação, na noite do dia 13, de ataque cardíaco fulminante e logo o fato foi anunciado quase imediatamente no blog Sarau Para Todos, com homenagens.
Atuava também na USP, fazendo assessoria de imprensa, agora na Politécnica. O Prof. Dr. Ivan Gilberto Sandoval Falleiros diretor da Escola Politécnica estava presente em seu enterro, juntamente comigo pela Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, pois o parecer final que consolidou juridicamente a entidade foi escrito por ele, assim, como o NJR/ECA/USP.
Várias entidades fizeram seu tributo a Nicodemo, ficando com ele até o fim... Quanto a nós, só posso dizer que como Crodowaldo Pavan, ele continua conosco. Um motivo a mais para continuar nosso trabalho. Há muito para ser preservado, e muita história, tanto da ECA quanto da USP, em nossas mãos...



O texto abaixo de Nicodemo Spossato Neto é em homenagem aos 90 anos de José Reis, e pertence ao priemeiro volume da Coleção Divulgação Científica do NJR/ECA/USP, 1998, A Espiral em Busca do Infinito

NicodemoSpossato Neto e Crodowaldo Pavan em suas reuniões mensais no NJR/ECA/USP
http://stoa.usp.br/gkdivulga/weblog/

http://www.blogdonjr.wordpress.com/


http://www.eca.usp.br/nucleos/njr


http://www.eca.usp.br/njr/catedra/

************************************************************
OS 90 ANOS DO MESTRE

Nicodemo Spossato Neto

As mais destacadas personalidades das áreas científica e tecnológica, professores, pesquisadores e jornalistas prestaram no dia 12 de junho de 1997 suas homenagens ao incansável divulgador científico, José Reis, pelas comemorações de seus 90 anos de idade.
Presidida pelo Prof. Dr. Crodowaldo Pavan, a Comissão de Comemorações dos 90 anos de José Reis, do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes, desenvolveu um amplo programa de homenagens a José Reis, às quais se associaram destacadas autoridades.
A mesa Diretora dos trabalhos da sessão solene realizada no Auditório “Lupe Cotrim”, da ECA, em homenagem a José Reis, foi presidida pelo Reitor da USP, Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, contando com a participação do Diretor da ECA - Escola de Comunicações e Artes - Prof. Dr. Tupã Gomes Corrêa, do Coordenador Geral do Núcleo José Reis de Divulgação Científica, Prof. Dr. Luiz Barco, do Assessor Especial da Presidência do CNPq, Prof. Marco Antônio Fabro, no ato representando o presidente do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Prof. Dr. José Galizia Tundisi, e o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. José Israel Vargas.
Junto à Mesa Diretora dos Trabalhos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC - foi representada pelo Prof. Dr. Ademar Freire Maia, e a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pelo seu Diretor Científico, Prof. Dr. José Fernando Perez.
Juntamente com o filho do homenageado, Marcos Reis, participaram da Mesa Diretora dos Trabalhos o Prof. Dr. Crodowaldo Pavan, na qualidade de Presidente da Comissão das Comemorações dos 90 anos de José Reis, a Profa Dra. Dulcília Helena Schroeder Buittoni, na qualidade de Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, o Editor do Caderno Mais!, da Folha de S.Paulo, Alcino Leite Neto, e o Prof. Dr. Jair Borin, no ato representando o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.
Além de significativo público, acompanharam a sessão solene em homenagem a José Reis as seguintes autoridades:
Dra. Maria Cecília Magalhães Pinto, Presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Dra. Maria Esther de Figueiredo Ferraz, ex-ministra do estado de Educação, Prof. Dr. Eziquiel de Miranda, do Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio Palatais da USP, Prof. Dr. Ricardo Batista Madeira, da Universidade Mackenzie, Prof. Dr. Sólon Borges dos Reis, Presidente da Academia Paulista de Educação; Profa Dra. Cremilda Celeste de Araújo Medina, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, Professor Luiz Jurandir Simões de Araújo, da Faculdade Leonardo da Vinci, e o Prof. Dr. Osvaldo Frota-Pessoa, do Departamento de Biologia da USP.
Entre familiares e amigos do homenageado compareceram: Dagmar da Cunha Reis, Cacilda Reis, Fernando Reis, Nair Lemos Gonçalves, assistente do Dr. José Reis até hoje, e Maria Joaquina da Silva.
A homenagem, após a sessão solene no prédio central da Escola de Comunicações e Artes, continuou no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, CJE, com o descerramento de uma placa comemorativa do evento, que citava uma frase do Dr. José Reis “A Ciência é bonita e profundamente estética; portanto, devemos exibi-la à sociedade”. A citação foi sugestão da Profa Dra. Glória Kreinz, membro da comissão das comemorações dos 90 anos do Dr. José Reis e coordenadora de pesquisa do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP. O filho do homenageado, Marcos Reis, agradeceu ao Núcleo pelo brilho dado às comemorações do aniversário do pai.



*Publicado originalmente em "A Espiral em busca do infinito", volume 1 da Coleção Divulgação Científica do Núcleo José Reis

***********************************************************

"ATÉ SEMPRE "

Peço à todos que deixem-me ir,
pois, já é quase noite
e eu preciso partir
Porém antes,
peço também que cuidem do meu jardim,
e que não esqueçam nunca,
aquela nossa velha cantiga de amor
E peço, principalmente,
que mantenham sempre aberta a janela do meu quarto,
para que assim,
os ventos possam espalhar aos quatro cantos
todos os sonhos sonhados por mim
Por fim,
peço então à todos que deixem-me ir,
pois, já é quase noite
e eu preciso luzir


Homenagem ao advogado e jornalista, Nicodemo Spossato Neto, falecido no dia 13 de outubro de 2009


Marcelo Roque

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/marceloroque

http://www.blogdonjr.wordpress.com

http://marceloroque.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...