">
Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons (português brasileiro) ou Grande Colisionador de Hadrões (português europeu)) é o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no CERN
HISTÓRIA
O LHC entrou em funcionamento em 10 de Setembro de 2008[1].
CARACTERÍSTICAS
Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons (português brasileiro) ou protões (português europeu), e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons (português brasileiro) ou electrões (português europeu) e prótons (como em HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem sete TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm-2s-1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb-1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.
Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa[2].
OBJETIVOS
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da supersimetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e CMS ("Solenóide de Múon Compacto"). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos — o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).
VEJA MAIS
Índice
*3 Constituição do “Grande Colisor de Hádrons”
* 5 Críticas e Riscos
* 6 Interrupção no funcionamento
* 7 Referências
* 8 Ligações externas
FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons
Nenhum comentário:
Postar um comentário