O Mosaico é a tecnologia intelectual que
possibilita a gestão democrática do conhecimento
e a reflexão crítica sobre seus processos de
construção.
O Mosaico é uma tecnologia para a gestão do
conhecimento nos estabelecimentos de ensino, que
pode ser utilizada por coletividades locais e
outras associações. Este instrumento faz
reconhecer a diversidade de saberes, mesmo
aqueles que não são validados por sistemas
acadêmicos. O Mosaico disponibiliza para a
comunidade escolar uma multiplicidade organizada
de saberes, consultável por meio do Banco de
Mestres.
Construindo-se com base nas descrições que os
Mestres - pessoas com particular interesse,
cuidado e paixão por certo estudo, que se dedicam
a um ramo de atividades, que têm habilidade ou
prática especial em determinado assunto - fazem
de suas habilidades e competências, o Mosaico
disponibiliza para a comunidade escolar uma
multiplicidade organizada de saberes. Assim,
ficam disponíveis no Banco de Mestres tanto as
aptidões comportamentais (saber ser) como as
habilidades (savoir-faire, know-how) e os
conhecimentos teóricos.
Caminhar pelo Mosaico significa desenhar um
percurso em uma rede, um percurso único, porque
cada pedra pode conter um Mosaico inteiro. A
interação dos estudantes com as peças do Mosaico
produz uma construção dinâmica de saberes que não
resulta de uma classificação a priori: ela é a
expressão dos percursos de aprendizagem e de
experiência dos membros da coletividade. Cada
estudante constrói o seu Mosaico e o Mosaico da
coletividade escolar cresce e se transforma na
medida da evolução dos saberes de cada estudante
e dos projetos por ele realizados.
Na forma do Mosaico tridimensional, os estudantes
podem passar de uma pedra para a que está a seu
lado, explorando os saberes de base, ou podem ir
de uma pedra para aquela que lhe está
imediatamente abaixo, experimentando saberes mais
especializados. Mas a organização dos saberes
expressa pelo Mosaico não é fixa, ela reflete a
experiência coletiva de um grupo humano e vai,
portanto, evoluir com esta experiência. O
dispositivo de construção dinâmica e de percurso
que ele propõe produz um espaço de saber em
reorganização permanente segundo contextos e
usos.
A representação em Mosaico permite determinar a
posição ocupada por um saber em um dado momento e
os itinerários de aprendizagem possíveis para se
ter acesso a ele. O Mosaico permite ao estudante
perceber sua situação no "espaço do saber" e
elaborar, com conhecimento de causa, suas
estratégias de aprendizagem.
Trata-se, portanto, de um instrumento a serviço
do laço social para troca de saberes e emprego de
competências, que coloca em funcionamento uma
pedagogia cooperativa. O Mosaico oferece
instrumentos de determinação e mobilização das
habilidades.
* RETIRADO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO
LIBERTÁRIA OU DEMOCRÁTICA COORDENADO POR CAROL SUMIE
FONTE : http://osdir.com/ml/politics.organizations.metareciclagem/2005-11/msg00063.html
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