sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"O BONDE SÃO JANUÁRIO" DE WILSON BATISTA E ATAULFO ALVES - TAMBÉM FOI CENSURADO NO ESTADO NOVO!

Sua música mais comentada>>>(Wilson Batista) entretanto, foi, certamente, O Bonde de São Januário (1940), composta em parceria com Ataulfo Alves, almejando repetir o sucesso de Oh! Seu Oscar, do carnaval do ano anterior. Esta composição tem uma peculiaridade: sua letra. Feita em plena ditadura do Estado Novo, que, entre suas prerrogativas, estava a de zelar pela moral e pelos bons costumes, ela se enquadra dentro da nova doutrina do Estado, já que glorificar a vadiagem naqueles tempos nem era permitido. A música, que em sua primeira versão rimava “operário” com “otário”, se transforma, assim, em uma ode ao trabalho e aos trabalhadores, o oposto do que pensava e de como agia Wilson Batista:


“Quem trabalha é quem tem razão

Eu digo e não tenho medo de errar

O bonde de São Januário

Leva mais um operário

Sou eu que vou trabalhar.


Antigamente eu não tinha juízo

Mas resolvi garantir meu futuro

Vejam vocês:

Sou feliz, vivo muito bem

A boêmia não dá camisa a ninguém

É, digo bem."

FONTE: http://decadade50.blogspot.com/2006/10/sartre-quem-diria-acabou-no-carnaval_21.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...