sábado, 8 de novembro de 2008
ÍNDIOS SAEM DA REDE PARA LANÇAR SEU LIVRO - 2007
INDIOS SAEM DA REDE PARA LANÇAR SEU LIVRO
Na III Bienal do Livro de Alagoas, nesta quarta feira 24 de outubro haverá um diálogo entre os indígenas Ayra e Nhenety Kariri-Xocó e o publico em referencia ao livro “Arco Digital", as 18 horas no stand da ONG IDEARIO. E na quinta 25, os indígenas ficarão a disposição no stand SECULT-AL.
A Rede Índios On-line lançará durante 2ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, na sexta-feira - 26/10, o livro “Arco Digital", as 17 horas com a presencia de Yakuy Tupinamba.
O livro é uma seleção de artigos escritos por índios sobre a sua visão do mundo moderno e, em especial, sobre o uso que eles fazem da Internet. A publicação é uma parceria entre os indígenas, o Instituto Oi Futuro, o Ministério da Cultura e a organização não-governamental Thydewas.
Já há cerca de três anos, mais de 100 índios de diferentes nações do país usam o computador para dialogar com o mundo através de seu portal, o Índios On-line ( www.indiosonline.org.br ). Em 2006, eles criaram uma comunidade colaborativa de aprendizagem, o “Arco Digital” ( www.indiosonline.org.br/blogs). Dessa experiência piloto surgiu o livro com o mesmo nome, composto por 64 páginas coloridas escritas e ilustradas por eles próprios.
“Hoje em dia, um computador com acesso à Internet também pode ser utilizado pelos índios como um instrumento de defesa e de caça. Nós, índios, já estamos usando o computador como ferramenta de buscar soluções", conta Nhenety Kariri-Xocó, consultor indígena do “Arco Digital". Reunindo-se em grupo através do computador e da Internet, diz ele, os índios estudam maneiras para buscar melhorias no que se refere à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento.
Nhenety destaca que é importante saber ajustar os projetos indígenas ao perfil de quem se quer atrair. “Com a Internet, nós podemos estudar “os hábitos” das agências, das secretarias, dos órgãos, das empresas… Onde se localizam, quais são as suas missões, quais suas formas de proceder (editais, chamadas, patrocínios, apoios, parcerias…)", explica, ” O computador é muito rápido. Ele vai longe e pode atravessar o oceano em segundos. A luta para buscar as soluções dos problemas exige um grupo de pessoas articuladas e planejamento".
Mais informações:
Sebastian Gerlic, sebastian.thydewas@gmail.com (71) 9123-6699
Ivana Cardoso, ivana.thydewas@gmail.com (71) 8811-7378 /
Textos e fotos disponíveis na REDE ÍNDIOS ON-LINE podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja mencionada.
FONTE: http://www.indiosonline.org.br/blogs/index.php?blog=10&p=2297&more=1&c=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário