sábado, 1 de novembro de 2008

CONHEÇA OS PRINCIPAIS MÉTODOS PEDAGÓGICOS QUE EXISTEM NO BRASIL

PEDAGOGICA WALDORF (ANTROPOSOFIA)

TEORIA
Método de ensino baseado nas conferências que o filósofo alemão Rudolf Steiner (1861-1925) deu a parir de 1919, trabalha em conjunto três âmbitos do desenvolvimento da criança: físico, social e individual. Os alunos são divididos em faixa etárias e não em séries, pois Steiner acreditava que cada idade tem necessidades específicas a serem atendidas. O aluno Waldorfiano estuda com a mesma turma dos 7 aos 14 anos. Como o ritmo biológico não pode ser alterado, não há repetência. O método dá igual importância às formações ética, estética e acadêmica. Chama-se Waldorf pois os primeiros alunos de Rudolf Steiner foram funcionários da fábrica Waldorf Astoria, na Alemanha.
APLICAÇÃO
A pioneira da pedagogia Waldorf no Brasil é a escola Waldorf Rudolf Steiner, de tradição alemã, fundada em 1956. Há outras três escolas em São Paulo que adotam a mesma metodologia.
MARIA MONTESSORI
TEORIA
Com Piaget, Maria Montessori (1870-1952) elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil. Ao contrário deste, seu trabalho concentrou-se na elaboração de uma proposta pedagógica.
Para Montessori, o ensino deve ser ativo. A criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado. A pedagogia montessoriana enfatiza a concentração individual por meio da manipulação de objetos. Na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as tarefas a serem cumpridas. O professor é um "guia" que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança.
APLICAÇÃO
Disposição circular da sala de aula, prateleiras com jogos pedagógicos acessíveis aos alunos, cubos lógicos de madeira para ensino de matemática são algumas das inovações do método montessoriano usados até hoje nas escolas.
CONSTRUTIVISMO/ESTRUTURALISMO DE JEAN PIAGET
TEORIA
O filósofo Jean Piaget (1896-1980) estudou os modos com que a criança entende o mundo espontaneamente por assimilação- organizando os dados do exterior de uma maneira própria - e por acomodação, isto é, "deformando" essa organização para poder compreender a realidade.
Para Piaget, a inteligência lógica tem um mecanismo auto-regulador evolutivo. Certas noções, como quantidade, proporção,sequência,causalidade, volume etc. surgem espontaneamente em momentos diferentes do desenvolvimento da criança em sua interação com o meio.
As idéias de Piaget garantiram aos psicólogos que havia um mecanismo natural de aprendizagem e que a escola deveria acompanhar a curiosidade da criança,propondo atividades com temas que a interessassem naquele momento, sem se prender a um currículo rígido.
O russo Levy Vygotsky, contemporâneo de Piaget, desenvolveu uma psicologia também chamada construtivista, mas considerando as atividades interpessoais da criança e a história social.
APLICAÇÃO
No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado sistematicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo.
PRAGMATISMO
TEORIA
Elaborada no ínicio do século pelo educador norte-americano John Dewey (1859-1952), o pragmatismo ou instrumentalismo baseia-se na idéia de que a inteligência é um instrumento. Privilegia a resolução de problemas e a ciência aplicada.
É um modelo de educação que se opõe ao ensino europeu clássico, mais abstrato e concentrado nas humanidades e na filosofia.
APLICAÇÃO
Na década de 20, influenciou o movimento da Escola Nova, que, no Brasil, tentou a reforma do ensino introduzindo métodos ativos de participação dos alunos na sala de aula.
CONSTRUTIVISMO PÓS-PIAGETIANO
TEORIA
A Argentina Emilia Ferreiro, aluna de Jean Piaget, expandiu as idéias de seu mestre para o campo da escrita e da leitura. concluiu que a criança descobre as regras da língua escrita (ler da esquerda para a direita, entender que as letras reproduzem a fala) antes mesmo de ir à escola.
Grande parte das crianças se alfabetiza sozinha, desde que imersa num ambiente alfabetizante.
Ferreiro e Ana Teberosky descobriram que toda criança passa pelas mesma fases ao aprender a ler e escrever e que essas fases determinaram o tipo de erro que cometeram.
Essas descobertas vêm revolucinando as formas mais tradicionais de alfabetização, baseadas em cartilhas que apresentam apenas fragmentos da língua escrita.
APLICAÇÃO
Generalizada. A grande maioria das escolas brasileiras, incluindo as de rede pública, recorre hoje à teoriado construtivismo e às idéias dos teóricos pós-piagetianos. Mudam os materiais didáticos e a organização da aula.
ENSINO TRADICIONAL
TEORIA
O que se chama ensino tradicional vem de inúmeras vertentes.
Nas escolas laicas, o que predomina é uma tradição conteudista centrada no professor, que é um transmissor de cultura. O sistema de avaliação procura aferir a quantidade de informação absorvida pelo aluno. Esse modelo de ensino foi difundido pelas escolas públicas francesas a partir do Iluminismo (séc. 18).
Pretendiam universalizar o acesso ao conhecimento para formar cidadões.
APLICAÇÃO
A tradição conteudista, tida como ultrapassada e acrítica durante as décadas de 60 e 70, volta a ter préstigio hoje, mesmo nas escolas que já foram construtivistas. Crê-se que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma base sólida de informação.

POSTADO POR ZARATUSTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...