quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

INOVAÇÃO - USP - TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO, EDUCAÇÃO E ETC

inovacao.usp.br  



http://inovacao.usp.br/sobre-a-agencia/polos-usp-inovacao/

Polos USP Inovação
A Agência USP de Inovação pode ser definida como uma “rede de cooperação” composta por polos. Em cada campus existe um Pólo USPInovação, composto por funcionários da Agência USP de Inovação e em alguns casos funcionários e docentes do campus. A vocação de cada polo tende a acompanhar as atividades de pesquisa e extensão de cada campus ou região. Os presidentes das Comissões de Pesquisa e de Cultura e Extensão Universitária das diferentes unidades são estimulados a interagir com as equipes locais da Agência favorecendo a identificação de oportunidades e parcerias com a USP.
Cada polo é constituído conforme a vocação e as potencialidades de cada campus ou região.
http://inovacao.usp.br/sobre-a-agencia/historico/
Histórico
A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento sócio-econômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. 

Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.
Oferece apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Através de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade. 

Em parceria com o SEBRAE, atende a diversos públicos por meio do “Disque Tecnologia”, sistema de atendimento via internet que constrói e disponibiliza respostas técnicas demandadas por microempresários atuantes em todos os setores industriais e de serviços.
 A Agência USP de Inovação está presente em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
A criação da Agência USP de Inovação, como órgão da Universidade de São Paulo, para a promoção da inovação, foi proposta pelo grupo de trabalho constituído através da portaria do reitor no. 1514 de 31/10/2003 e composto pelos seguintes professores:
  • Prof. Dr. Francisco Romeu Landi – EP
  • Prof. Dr. Gilberto Tadeu Shinyashiki – FEARP
  • Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski EP e FEA
  • Prof. Dr. Jacques Marcovitch FEA
  • Prof. Dr. José Antonio Franchini Ramires – FM 

  • Prof. Dr. Raul Machado Neto – ESALQ 
Prof. Dr. Sergio Muniz Oliva Filho – IME 

  • Prof. Dr. Vahan Agopyan EP
  • Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – IFSC 
(atual cordenador)
  • Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa – FFLCH 

  • Prof. Dr. Oswaldo Massambani – IAG – Coordenador do Grupo de Trabalho
Após a apresentação do documento elaborado por esse GT em abril de 2004 e de uma ampla análise em várias instâncias deliberativas da USP, sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005.
http://inovacao.usp.br/pixel/

PIXEL - Inscrição

O caminho entre uma ideia e sua implementação envolve diversas fases que passam pela ideação, conceitualização, estruturação e sua implementação. A partir desta premissa, a Agência USP de Inovação (AUSPIN) inicia o PIXEL como um catalizador para que ideias evoluam para projetos com potencial de tornarem-se negócios inovadores. Quer saber mais? Confira uma das apresentações de nossa equipe que acontecerão nos horários e nas unidades abaixo!
Não deixe de conferir!


14/10 HABITS_incubadora each 14h
16/10 FABLAB _fau (prédio anexo) 18h
21/10 SALA C7_fea 18h
23/10 AUDITÓRIO CCSL_ime 14h
26/10 AUDITÓRIO_agência usp de inovação 18h
28/10 INOVALAB_engenharia de produção 14h

O que é o Pixel?
O Pixel é um programa que busca auxiliar potenciais empreendedores a desenvolverem suas ideias até o estágio de prototipagem por meio de suporte sistêmico de atividades.

A quem se destina?
A todos os integrantes da Comunidade USP que desejam apoio para desenvolvimento de sua ideia com potencial de negócio inovador.

Como funciona?
Por meio de um processo seletivo são escolhidas ideias a serem desenvolvidas de maneira sistemática e estruturada num período de 4 meses. O processo envolve encontros e entregáveis semanais pré-estabelecidos em cronograma.

Que tipo de ideias o Pixel busca?
Qualquer ideia em fase inicial será bem-vinda!
.

Informações adicionais: empreende.auspin@usp.br
ATENÇÃO: Trata-se de um projeto piloto para validação da metodologia e demanda. Assim, esperamos a colaboração dos interessados nos ajudando na construção do PIXEL.
Imagem sem legenda





INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...