sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

GLOBAL VOICES

Marco Civil da Internet

https://pt.globalvoices.org/cobertura-especial/marcocivil/



Você se importa com a liberdade de expressão na Internet? E com a sua privacidade online? E se os governantes resolvessem aprovar uma lei capaz de proteger direitos — em vez de ameaçá-los?
Militantes brasileiros pelos direitos digitais têm trabalhado há anos pela aprovação do Marco Civil da Internet, uma lei singular, voltada à proteção de importantes direitos e liberdades na Internet. Dentre eles, a garantia de que planos de internet não irão limitar acessos a sites e continuarão sendo determinados pela velocidade da rede, a não responsabilização de empresas de telecomunicações por conteúdos publicados por terceiros e a não autorização a empresas de telecomunicações a manter dados de usuários da rede. Nessa batalha, há também um embate entre o que quer o lobby das empresas de telecomunicações e as organizações da sociedade civil.
Os programas de espionagem norte-americanos deram novo fôlego à discussão sobre o Marco Civil, aglutinando o apoio da sociedade civil e até mesmo da presidente brasileira, Dilma Roussef. Isso se deve em grande parte aos interesses econômicos do Estado brasileiro, que viu ‘segredos comerciais’ espionados pelos Estados Unidos através da rede de computadores. Resta saber se os direitos dos internautas também estarão garantidos na versão final do texto.(...) *ler mais em :
https://pt.globalvoices.org/cobertura-especial/marcocivil/


Últimas notícias
2 Fevereiro, 2016


Com pouca repercussão nacional, escolas de Goiás são desocupadas com violência

Relatos de ameaças e violência policial nas escolas de Goiás, ocupadas desde o fim do ano passado por estudantes secundaristas, tem surgido nas redes sociais na última semana. No dia 14 de janeiro, a Justiça de Goiás determinou a reintegração...

31 Janeiro, 2016

Biblioteca de Nova Iorque disponibiliza imagens raras do Brasil imperial na internet

Em janeiro deste ano, a Biblioteca Pública de Nova Iorque adicionou mais de 180 mil itens ao seu acervo digital – entre eles, fotografias e gravuras raras do Brasil do século 19. O lançamento é resultado de um dos maiores projetos de digitalização de acervo...

30 Janeiro, 2016

Movimento Passe Livre encerra jornada de protestos, promete retomá-los em um mês

O movimento quer utilizar o tempo para angariar parceiros e fazer divulgação massiva do próximo ato.

29 Janeiro, 2016

Cartões-postais antigos revelam lembranças da Primeira Guerra Mundial na Macedônia

Tiradas entre 1914 e 1918, estas fotos não somente documentam os aspectos militares da guerra, mas também fornecem cenários de lugares e pessoas flagradas durante este turbulento período.

28 Janeiro, 2016


Jornal desaparece das bancas depois de denunciar um caso de corrupção em Moçambique

Após a denúncia de um caso de corrupção, o jornal ''Magazine Independente'' desapareceu misteriosamente das bancas dos jornais. A situação deu origem a várias reacções nas redes sociais.

27 Janeiro, 2016

Sexto protesto do MPL acaba em paz, mas Secretaria ainda quer divulgação do trajeto

Impasse entre MPL e Secretaria de Segurança Pública vem gerando debate nas redes sociais sobre o que diz a Constituição Federal com relação ao direito de reunião e manifestação.

26 Janeiro, 2016


Polícia pede, mas MPL invoca Constituição e diz que não vai divulgar trajeto de protestos com antecedência

Segundo o MPL, "a Secretaria de Segurança Pública não está autorizada pela Constituição Federal a determinar quando e onde a população pode se manifestar".

25 Janeiro, 2016

Startup empodera pequenos agricultores via SMS

Com mais de 43 mil usuários do serviço ao redor do mundo, incluindo países como Uganda, Quênia e Peru, fundador da WeFarm define sua atividade com pequenos agricultores como 'A internet para as pessoas sem internet'.

Presidente Cavaco Silva criticado por vetar adoção de crianças por casais homossexuais

O Presidente da República de Portugal vetou a lei de adoção de crianças por casais homossexuais e a lei que impõe taxas à IVG. A decisão, do Presidente em fim de mandato, foi duramente criticada nas redes sociais.

20 Janeiro, 2016

Uma arquiteta americana está a ajudar o Brasil a preservar a memória do tráfico de escravos

O cais onde no Rio desembarcavam pessoas escravizadas no século 19 foi recentemente trazido à luz e Sara Zewde projetou um memorial sobre o passado trágico do bairro.

19 Janeiro, 2016

Está a sociedade portuguesa preparada para a lei de adoção de crianças por casais homossexuais?

De um modo geral, Portugal continua a ser um país conservador que recrimina as relações entre pessoas do mesmo sexo e descrimina gays e lésbicas. Estará a sociedade portuguesa preparada para a lei da adoção de crianças por casais homossexuais?

16 Janeiro, 2016

Brasil: Terceiro protesto contra o preço da passagem foi pacífico, mas terminou com bombas no metrô


A marcha seguiu de forma pacífica até o final, quando alguns manifestantes resolveram pular as catracas de uma estação de metrô e foram atacados pela polícia com bombas.

13 Janeiro, 2016

Polícia ataca manifestantes e impede passeata contra a tarifa em São Paulo

O segundo protesto convocado pelo MPL contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo — que passou de R$ 3,50 para R$ 3,80 no último sábado — estava marcado para o dia 12 de janeiro, mas desta vez a...

11 Janeiro, 2016

Mulheres de cinco continentes recebem prêmio por contribuição para o esporte

O Comitê Olímpico Internacional reconheceu figuras públicas e organizações que promovem a participação das mulheres em todas as áreas dos esportes.

Moçambique‬ é um destino a ter em conta em 2016

Moçambique faz parte de uma lista de 52 lugares propostos pelo jornal norte-americano The New York Times como um dos lugares a visitar (obrigatoriamente) durante o ano 2016, numa lista liderada pela Cidade do México.






INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...