segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Um pé de quê? - Cannabis (Parte 2 de 3)



Neste programa "Um pé de quê?", exibido no Canal Futura em 19/11/2008, Regina Casé conta a história da criminalização da maconha.

Este episódio especial do programa fala sobre as duas espécies de Cannabis: a Cannabis sativa, mais comumente cultivada e usada como droga recreacional em todo o mundo, inclusive no Brasil, e a Cannabis indica, que tem uma concentração de THC mais elevada e, além de uso recreacional, já foi muito utilizada com fins medicinais e industriais na Ásia e na Europa, em séculos passados.

A série "Um pé de quê?" dedica cada episódio a uma espécie diferente de árvore, contando a história da planta, suas características botânicas e sua importância para a cultura de determinada região. Neste episódio sobre a Cannabis, Regina Casé revela que o cordame das primeiras caravelas que chegaram à América era feito de cânhamo, fibra derivada da Cannabis indica. A apresentadora cita ainda que o cânhamo também serviu para fazer o papel onde foi escrita a Constituição dos Estados Unidos da América. Regina mostra também um casaco feito da fibra, que é mais resistente que algodão, entre outros exemplos da vasta utilização que a Cannabis já teve no mundo antes de ser banida de vez da legalidade, no começo do século XX, por questões que envolveram aspectos morais, étnicos e uma grande dose de interesse comercial de grandes corporações européias e estadunidenses.

O programa também entrevista alguns especialistas sobre as diversas polêmicas que envolvem a planta. Entre os entrevistados estão o sociólogo Julio Adiala, que explicará como a maconha foi criminalizada no Brasil, e o médico José Alexandre Crippa, que fala dos efeitos prejudiciais da droga no organismo.
Categoria: Ciência e tecnologia
Palavras-chave:
Cannabis José Alexandre Crippa Julio Adiala Maconha Regina Casé THC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...