terça-feira, 20 de outubro de 2009

LIXEIROS,GARIS E FAXINEIRAS

(Tentarei não usar tom panfletário neste texto...mas...)

Muito se fala em inclusão social, educacional,digital...
Se você se considera um cidadão civilizado e tem consciência de que educamo-nos mutuamente dia a dia,saberá entender o que direi agora.
Lixeiros, garis,faxineiras e todas as inúmeras profissões que são consideradas quase que
as últimas profissões deste mundo,fazem estes trabalhadores tornarem-se invisíveis e alvos de horríveis humilhações por parte do resto da sociedade.Podemos dizer que tais classes profissionais representam praticamente os escravos contemporâneos. A tal da invisibilidade destas pessoas existe porque a mentalidade do senso comum é manipulada a ponto de excluir,isolar,rejeitar, humilhar,massacrar,todos que dão sinais de pertencerem à classe social relativa a tais profissionais.
É urgente que passemos a nos melhorarmos, a nos governarmos e voltarmos a ser empáticos,colocando-nos no lugar de tais seres humanos.
Ser coerente implica em agir conforme o que se pensa. Se todos somos educadores uns dos outros,e todos somos aprendentes,temos de entender que o futuro será o que nós nos propusermos a fazer em nosso presente...e uma das primeiras coisas relativas a ser aprendente seria deixar de hierarquizar as pessoas, as classes sociais e passar a enxergar que todas as pessoas possuem o direito a se desenvolverem,independente de situação social,raça,faixa etária,credo,gênero,opção sexual,ou ser portador de necessidades especiais,ou gordo...enfim,estamos todos no mesmo plano,pertencemos todos a mesma raça, a humana! e esta raça se não me engano,como talvez todas as outras,necessita de algo que se chama LIBERDADE...e aí está incluída a liberdade de você, eu e quem quiser, entrar num banheiro de shopping e bater um grande e bom papo com a faxineira do banheiro! Todos nós precisamos de atenção, de carinho, de apoio,acolhimento e de amor uns dos outros! Ser educador quer dizer AMAR ,e amar...já disse o poeta é um verbo intransitivo! (todos somos educadores e aprendentes, como já disse aqui)
E outra questão que quero colocar é a do analfabetismo "total" e analfabetismo funcional. Esta questão,acredito, está fortemente relacionada ao que escrevi acima,
porque só a cooperação, a derrubada destes muros entre as pessoas,que poderia ser determinante !!! Aprendi com Paulo Freire que professores e estudantes são oprimidos,é algo lógico,pois todos somos oprimidos na sociedade em que vivemos,o capital oprime, quem tem mais capital , até pode se sentir menos oprimido, mas continua pertencendo a sociedade opressora,e o que nos faz sair desta opressão é a interação social,CULTURAL.
Algumas vezes uma pessoa é pobre e analfabeta, mas acaba sendo muito mais cidadão do que um professor...porque será?

Nadia Stabile - 20/10/09

Tags: APRENDENTES, BRASIL, CIVILIZADOS, EDUCADORES, FREIRE, INVISIBILIDADE, OPRESSÃO,SOCIEDADE

Um comentário:

  1. para uma profissao ser valorizada, ela tem primeiro que ser bem remunerada. a classe média despreza as profissoes manuais, a burguesia despreza os intelectuais sem prestigio, os intelectuais de prestigio desprezam a burguesia... isso tudo é luta pelo poder, mas na base, tem que ter é reconhecimento efetivo com salario decente. estes dias, os lixeiros de Toulouse fizeram greve e nao so pararam de recolher o lixo como resolveram também despejar as lixeiras nas calçadas.
    parece que a prefeitura da cidade acabou reagindo...
    abraço,
    Regina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...