- Enquanto conta, procure ir vivendo a história, deixe-se guiar por ela
- Conte para si mesmo. Não o faça por obrigação, esqueça a culpa
- Observe a reação da platéia
- Aproveite objetos inusitados e divertidos da casa, como panos e lenços, para dar mais possibilidades à história
(...)Para Regina Machado, professora da ECA e estudiosa das histórias de tradição oral, contar histórias é, acima de tudo, um ato amoroso e uma nova forma de brincar e propiciar o encontro entre pais e filhos. "Qualquer história contada de um certo lugar, que eu chamo de lugar do coração, tem um efeito bom. O que as crianças mais querem ouvir é a voz do pai e da mãe de um jeito diferente do que estão acostumadas a ouvir todo dia. Saem ganhando pai e filho", destaca Regina, também autora de cinco livros na área. (...)
Últimos livros de Regina Machado
Acordais- fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias
Regina Machado
Ilustrações de Luiz Monforte
Editora DCL
20 páginas
R$ 29
Este é o primeiro livro em que a autora elucida os pressupostos teóricos e práticos da função do contador de histórias. Indicado para professores e público em geral.
O violino cigano e outros contos de mulheres sábias
Regina Machado
Ilustrações de Joubert
Cia. das Letras
136 páginas
R$ 25
O livro é uma coletânea de histórias de tradição oral com protagonistas femininas, originadas de diversos povos e países. Diferentemente dos contos tradicionais mais comuns, em que as mulheres são delicadas, frágeis, e normalmente dependem de um homem para serem salvas, as protagonistas dessas 16 histórias são verdadeiras heroínas.
Ainda sobre o tema dos contos de fadas e de tradição oral, confira os seguintes títulos selecionados pela Revista Espaço Aberto na editoria de resenhas infantis:
- Histórias à brasileira, de Ana Maria Machado
- Nove novos contos de fadas e princesas, de Didier Lévy
- Mentiras... e mentiras, de Tatiana Belinky
Nenhum comentário:
Postar um comentário