(...)Não há falta de informação a este respeito, pois o “site” da Internet
“Expresso” de 20/12/97 apresenta o artigo “ Boneco gera Epilepsia” que
explica ter Pikachu projetado exatamente 54 imagens em 5 segundos.
Aplicando-se a fórmula da subliminariedade, o dividendo 54 imagens
(quantidade de informação) e o divisor 5 segundos ( tempo de exposição ao
sinal) obtem-se o quociente de 10,8 imagens por segundo.
Mais de 10 imagens por segundo, ocasionando um efeito que a
midiologia denomina “Clutter”, overdose, ou saturação, excedendo os limites-
limiares ergonométricos inferiores de captação mínima consciente, percepção ,
configurando um processo semiótico subliminar no qual a informação
excedente torna-se entrópica, o que a Gestalt denomina “Fundo” , o signo
indiferenciado ( cf. “Propaganda Subliminar Visual Gráfica : Um Estudo de
Caso” tese de doutorado, dezembro de 1993, biblioteca da ECA-USP.).
No “site” da Internet da Universidade do Texas ( utexas.edu ) encontra-
se a entrevista com Kikuo Asai , pesquisador do “Media Development Center
“ de Tóquio, que afirma : “É bem sabido que a televisão tem um tremendo
impacto nos seres humanos, e nos séculos que virão vai tornar-se maior e
maior. Mas em muitos aspectos este mecanismo não tem sido completamente
entendido.Talvez o caso Pokemon vá ajudar a torná-lo mais claro.”(...)
FONTE:
http://subliminar.br.tripod.com/Pokemon/pokemon.pdf.
Ainda sobre as lavagens cerebrais da mídia televisiva
*Coloco este fragmento para completar minha ideia sobre os vídeos clips veiculados na hora do almoço. Nestes vídeos as imagens além de hiper rápidas, o fundo das imagens,é altamente "perigoso",(desaconselhado às crianças e jovens!) ,quero dizer que além da figura
em primeiro plano,ser absurdamente apelativa em termos sexuais,as do fundo são ainda piores!
Não se trata aqui de falso moralismo, e nem de visão repressiva!pelo contrário,trata-se de querer colocar o sexo no lugar certo!
O que a TV faz é apelação, é extrapolação consumista! pois todo o ambiente e elementos de figuração,cenário...expressam o consumismo e a erotização exagerada e atrofiada!
Pura exploração! coisa usada em larga escala pela publicidade e infelizmente na maioria dos vídeos clips em que a mulher é a cantora protagonista! que retrocesso brutal à figura feminina!
Dizem os vídeos clips: "Mulheres sejam putas! mulheres sejam consumistas e libertinas!" "Mulheres,sejam beldades! Mulheres,vocês só ficarão famosas se corresponderem a estes padrões!" QUE GRANDE LÁSTIMA! Além de dizer aos homens, sejam viris! Sejam malhados e sofisticados! Vendam-se! SEJAM TODOS, HOMENS E MULHERES, VENDIDOS!
o que isto irá ocasionar à mentalidade desses jovens!? e às crianças expostas à esta lavagem cerebral!?
Nadia Stabile - 06/05/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário