segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Regime militar matou o pai da escola pública


https://www.youtube.com/watch?time_continue=34&v=hpuWk2qkdaY



*Original: Tv Latinha

https://www.youtube.com/watch?v=ZxtSiDObwUE

Anísio Spínola Teixeira (Caetité12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.[1] Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova[2], em defesa do ensino público, gratuito, laicoe obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
Na ideia de uma educação integral[3] e uma educação para todos, expressa por Anísio Teixeira foi a concepção de educação que permeou os escritos e a obra de Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, que alguns consideram importante até hoje.(...)
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%ADsio_Teixeira


INÍCIO 

Um comentário:

  1. Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro ... Intelectuais demasiadamente brilhantes para que sirvam o Brasil ! Os USA aceitam um Brasil divertido, não um Brasil culto, não um Brasil soberano, independente. Por isso houve o golpe parlamentar, a destituição da presidenta Dilma e agora a eleição de Bolsonaro. Por trás da cortina democrática, o destino do Brasil vem sendo decidido nos USA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...