sábado, 18 de agosto de 2018

Conversação Libertária na Somaterapia "Roberto Freire - tesão e anarquia"


https://www.youtube.com/watch?v=GqxOjGI872E


Publicado em 24 de jul de 2018

Nesta conversação libertária, trazemos um pouco da vida e obra do escritor anarquista e criador da Soma, Roberto Freire (1927-2008). Em sua trajetória, está expressa não só o terapeuta idiossincrásico que criou seu próprio método terapêutico, como também os traços do militante do tesão. A defesa da liberdade como um modo de vida e a necessidade, sem concessões, do prazer como combustível vital. Ou ainda do dramaturgo, escritor, romancista, autor de mais de trinta livros. Os ingredientes? Não é difícil encontrá-los claros e expressos por exemplo, nos ensaios “Utopia e Paixão”, “Sem Tesão Não Há Solução” e “Ame e dê Vexame”: a ideologia do prazer como arma revolucionária de combate ao sacrifício imposto pelas sociedades autoritárias e hierarquizadas.

A noção do tesão como uma espécie de bússola indicadora de nossa singularidade passou a ser a bandeira de luta de Roberto Freire desde seu rompimento com a Psicanálise e com a Psiquiatria tradicional, na década de 1960, quando afastou-se por divergências ideológicas. Achava-as equivocadas e adaptadoras ao sistema social vigente, e aventurou-se pelo jornalismo, teatro e literatura. Como escritor encontrou sua liberdade criativa e redescobriu sua paixão pela Psicologia no encontro com a obra do dissidente da psicanálise, Wilhelm Reich. No final da década de 60, após diversas prisões diante dos enfrentamentos contra a ditadura civil-militar, volta a clinicar e a pesquisar um método terapêutico mais próximo de sua ideologia de vida: o anarquismo no cotidiano. Hoje, depois de mais de 40 anos de sua criação, a Soma – uma terapia anarquista firma-se como prática terapêutica e pedagógica libertária.
Em 2018 faz 10 anos de sua morte, mas seu pensamento continua atual, na incessante e intransigente defesa da liberdade.”
INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...