*artigo de Juremir Machado da Silva para o jornal Correio do Povo - RS (para ampliar clique em cima da imagem)
Ouse, ouse... ouse tudo! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!
Lou Salomé
[Do livro Quando Nietzsche Chorou]
Casamento? Não, não para mim! Oh! Talvez um casamento de meio-expediente; isso poderia servir-me, mas nada que me prendesse demais.
Lou SaloméCasamento? Não, não para mim! Oh! Talvez um casamento de meio-expediente; isso poderia servir-me, mas nada que me prendesse demais.
"O velho está liberto de todos os seus limites pessoais e escrúpulos mesquinhos. Retirado lentamente da vizinhança imediata dos outros seres vivos, ele se vê, progressivamente, reintroduzido no grande encadeamento universal".
Lou Salomé*mais em:
https://www.pensador.com/autor/lou_salome/?utm_source=facebook&utm_medium=referral&utm_campaign=Sg_Social
Livros de Lou Salomé
https://br.pinterest.com/pin/499477414898130820/
https://br.pinterest.com/pin/399061216966083219/
https://www.youtube.com/watch?v=R7uxhx-MZtI
O filme “LOU”, que estreia nos cinemas dia 11 de janeiro, narra a trajetória pioneira da intelectual alemã Lou Andreas-Salomé e sua relação com Friedrich Nietzsche, Freud e outros pensadores do final do século XIX. Assista em primeira mão ao trailer do filme de Cordula Kablitz
Lou Andreas-Salomé (Louise von Salomé (em russo: Луиза Густавовна Саломе) São Petersburgo, 12 de fevereiro de 1861 — Gotinga, 5 de fevereiro de 1937) foi uma filósofa, poeta, romancista e psicanalista que nasceu na Rússia Imperial, e que passou a vida morando na Alemanha.
A maior parte da obra de Lou é pouco conhecida no Brasil e ainda não possui tradução para o português.
Lou Salomé também é conhecida por ter os mais diversos interesses intelectuais, interesses estes que lhe trouxeram amizades com uma ampla gama de pensadores distintos, incluindo Friedrich Nietzsche , Sigmund Freud , Paul Rée e Rainer Maria Rilke e muitos outros. Algumas dessas relações inspiraram ensaios fundamentais da escritora como "A humanidade da mulher" e "Reflexões sobre o problema do amor". A partir destes encontros, a filosofia e vida de Lou Salomé também foram fonte de inspiração para a obra desses mesmos pensadores, como em: Em seu livro nomeado Ecce Homo, Nietzsche reconhece ter se inspirado em Lou em seu texto em Zaratustra . Há também correspondências entre Lou e Rilke, entre Lou e Freud, e com Anna Freud(filha de Freud) que evidenciam momentos em que a troca de pensamentos eram mutuamente consideradas em suas obras.
Lou Andreas-Salomé sintetizou sua própria vida nas seguintes palavras;
“A vida humana – na verdade, toda a vida – é poesia. Nós a vivemos inconscientemente, dia a dia, fragmento a fragmento, mas, na sua totalidade inviolável, ela nos vive[1](...) ler mais em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lou_Andreas-Saloméhttps://www.facebook.com/268956646459153/photos/a.1066758386678971.1073741847.268956646459153/1673170302704440/?type=3&theater&ifg=1
INÍCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário